Prefeitura de Ilhabela intensifica limpeza de áreas ambientalmente protegidas

limpeza do jundu (9)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou na última segunda-feira (9/1), os serviços de limpeza das áreas de mangue, jundu e rios. A ação tem por objetivo a preservação das áreas de vegetação nativa protegidas no município, conforme o Código Florestal Brasileiro, Lei 12.651/12.

A limpeza consiste na retirada de resíduos sólidos dessas áreas, sem a utilização de máquinas ou ferramentas que possam danificar a vegetação. Os trabalhos tiveram início na região entre a ponte estaiada na Barra Velha e o Perequê e na região da Fazenda Barreiros, norte da ilha. “Além da limpeza, temos também a intenção de conscientizar a população de Ilhabela acerca da importância do descarte adequado dos resíduos sólidos que comprometem os ecossistemas devido à contaminação”, salienta a Secretária de Meio Ambiente Eng.ª Florestal Kátia Freire.

No município, todos esses locais foram sinalizados com placas e são monitorados. As áreas de mangue estão próximas à balsa e na “ponte da Telma”, no Perequê. E áreas de jundu estão identificadas no Perequê, próximo à escultura da baleia Pipoca, nas imediações da rotatória do Itaguaçu e nos arredores da Fazenda Engenho D’Água.

Jundu

O Jundu é uma vegetação litorânea típica das áreas de restinga, sendo de extrema importância na preservação de praias, servindo como abrigo e fonte de alimento para a fauna nativa, além de ser uma barreira contra o avanço da maré.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam