Estação Alcatrazes ganha prêmio internacional no Canadá

1c648cde-59a6-4c17-962c-7807408346e6

Marcello Veríssimo

Um importante reconhecimento internacional para São Sebastião. A Estação Ecológica Tupinambás e o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, receberam, no último domingo (5), o prêmio Blue Park nível ouro pela excepcional conservação da vida marinha. A premiação aconteceu em Vancouver, no Canadá, durante o 5º Congresso Internacional de Áreas Marinhas Protegidas (IMPAC5).

O presidente do Marine Conservation Institute, Lance Morgan, fez a entrega do prêmio para a chefe das AMP (Áreas Marinhas Protegidas), Kellen Luciana Leite. As áreas marinhas protegidas abrangem as cidades de São Sebastião e Ubatuba.

Para conquistar a premiação, representantes que fazem parte do Conselho Internacional de Especialistas em Conservação Marinha, Blue Parks Science Council, constataram que as áreas da Estação Ecológica Tupinambás e Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes atenderam todos os critérios do prêmio.

Agora, Alcatrazes se junta a uma crescente rede de 27 Blue Parks premiados em todo oceano global, que atenderam aos mais altos padrões científicos de eficácia de conservação.

O presidente do Marine Conservation Institute, Lance Morgan, disse que as AMPs oferecem proteção a ecossistemas marinhos críticos, revitalizam a saúde dos oceanos e beneficiam os meios de subsistência e o bem-estar das comunidades locais. “Esperamos que outros governos e comunidades vejam esses incríveis Blue Parks como exemplos de forte compromisso e proteção eficaz dos oceanos que eles também poderiam seguir”.

A Estação Ecológica Tupinambás e Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, está localizada entre cinco e 40 km da costa, nos municípios de Ubatuba e São Sebastião e protegem mais de 700 km2 de ambientes recifais de corais rasos tropicais, costões rochosos, espécies insulares endêmicas, ninhais e áreas de águas profundas ao redor do Arquipélago de Alcatrazes.

As ilhas e águas que circundam o Arquipélago dos Alcatrazes são importantes criadouros de muitos elasmobrânquios e aves marinhas, além de ser uma importante área de alimentação de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, aves migratórias e cetáceos. Embora exista desde 1987, o Refúgio Nacional de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes só foi criado em 2016, após décadas de pesquisas cientificas e campanhas públicas para proteger seu ecossistema.

A chefe das AMPs, Kellen Leite, disse que o Refúgio de Alcatrazes é uma das áreas marinhas protegidas mais jovens do Brasil. Ela agradeceu ao prêmio e disse que Alcatrazes ser reconhecida como Blue Park ao lado das principais áreas marinhas do mundo é uma grande honra e motivação para seguir enfrentando os desafios de conservação da biodiversidade e contribuir para a manutenção dos serviços ecossistêmicos marinhos, que são tão essenciais para a qualidade de vida no planeta. “Para a equipe, conselheiros, pesquisadores, voluntários e parceiros que se engajaram na proteção de Alcatrazes, esse reconhecimento valoriza o esforço de cada um e nos mostra que quando sonhamos juntos somos imbatíveis”, disse ela

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam