Costa Sul devastada: Governador de SP anuncia reforço policial para impedir saques às casas desocupadas

081ada08-7574-4da1-8601-2f0d654e9ddb

Marcello Veríssimo

Clima de guerra. Esse é o cenário que São Sebastião vive desde o último final de semana quando uma tempestade que começou por volta das 21h do sábado de Carnaval (18) e se estendeu durante toda a noite de madrugada do último domingo devastou bairros e trechos da Rodovia Rio-Santos na Costa Sul de São Sebastião.

Além de toda a tragédia, vivida pela população nos últimos dias, a semana começou com mais uma triste notícia com dispostos episódios de saques a estabelecimentos comerciais e residências. Moradores de bairros da costa sul contam à reportagem do JDL na tarde desta quarta-feira (22) que a região vive dias de devastação, mas que, apesar disso, a solidariedade entre as pessoas também aumentou. “Nós estamos ilhados, a situação está melhorando pouco a pouco, mas em Juquehy por dias ninguém entra e ninguém sai. Com a desobstrução da rua, começamos a sair para ir atrás de água potável e mantimentos”, disse o técnico em telecomunicações Rodrigo Canhetti, que passou os últimos dias retirando terra e barro da sua residência. “Conseguimos retirar toda a terra e areia e na verdade ainda não consegui mensurar o que aconteceu lá fora [na região da Barra do Sahy]”, completou Rodrigo, que tem se informado sobre os acontecimentos pela televisão.

Nesta quarta-feira, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), que está em São Sebastião desde o último domingo, anunciou reforço no efetivo policial para impedir os saques as residenciais que estão desocupadas nas áreas de risco. A Polícia Militar também divulgou nota confirmando a operação.

De acordo com o governador, além dos 80 policiais do Batalhão de Choque que já estão em São Sebastião, mais 300 policiais militares devem chegar ao município para reforçar o efetivo policial na costa sul. “Os moradores saem de casa e depois recebem a notícia de que foram saqueadas e aí querem voltar. Por isso, há uma dificuldade muito grande de convencimento para os moradores deixarem seus imóveis, pois é tudo o que tem”.

Outra dificuldade dos moradores era com relação ao abastecimento de água na região e aos preços abusivos em alguns estabelecimentos. O repórter da Rede Globo, Wallace Lara, chegou a chorar durante uma entrada ao vivo nos telejornais quando falava que o preço de galões com água potável chegou a R$93.

O governador Tarcísio de Freitas disse que o abastecimento foi completamente restabelecido e que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) forneceu mais de 100 mil copos de água e 40 mil litros em caminhões pipa para eventuais emergências. “Recebemos muita doação de água mineral, ninguém precisa comprar água a qualquer preço”, disse o governador aos jornalistas.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam