O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, falou sobre o cenário devastador que se encontra a cidade. Com 47 mortes confirmadas até o momento, as chuvas que atingiram municípios de São Sebastião é a maior tragédia registrada na história do município.

A cidade registrou o maior acumulado de chuva que se tem registro no país. O temporal, que superou 600 milímetros, deixou um rastro incalculável de destruição. Os trabalhos de busca, resgate e salvamento seguem ininterruptamente na região. Foram resgatadas 26 pessoas com vida, as buscas continuam pelas 38 ainda desaparecidas. Os últimos números mostram 1.845 pessoas entre desalojados e desabrigados.

Entre os óbitos registrados estão: Levi Santos de Oliveira; Francisco Lara; Dandara Vida Caze de Souza; Gabriela Ribeiro; Donaria Santos Figueiredo; Rosangela Sandanha da Silva; Fabiane Freitas de Sá; Robério Lima Saldanha; Samuel de Lima Silva; Ellyza Nayanne Celestino de Lima; Yan Allyab Celestino de Lima; Eduardo Leonel; Angela Maria Ferreira Benicio; Bruna Emanuela Benicio dos Santos; Maria Clara Benicio dos Santos; Genival Tomas da Silva; Kledson Souza; Pamela Aparecida Pereira; João Ribeiro da Silva.

Segundo Felipe Augusto, a prefeitura organizou um espaço para a realização de um velório coletivo, na Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), Centro Histórico da cidade. Os velórios estão acontecendo conforme liberação das vítimas pelo Instituto Médico Legal (IML), após a identificação feita pelas famílias. Até esta quarta-feira foram identificadas 26 pessoas.

O Departamento de Tráfego (DETRAF) mobiliza um grande efetivo no local para organizar o trânsito na região, que já está com funcionamento especial.

As vítimas resgatadas com vida estão sendo encaminhadas para os hospitais da região, conforme gravidade. Nesta quinta-feira, chega à cidade um navio  Hospital de campanha da Marinha, que passará a atender algumas especialidades. “Todas as medidas para sanar os problemas gerados por esse desastres estão sendo tomadas, não iremos medir esforços”, declarou o prefeito.

O acumulado de chuva, da madrugada do último domingo (19), passa a ser o maior registrado no Brasil. Em 2022, Petrópolis (Rio de Janeiro) teve o acumulado de 530 milímetros de chuva em 24 horas. Antes, o maior índice havia sido registrado em Florianópolis (Santa Catarina), em 1991, com acumulado de 400 mm em apenas um dia.

São Sebastião foi um dos municípios mais afetados neste feriado de carnaval, com deslizamentos de encostas, alagamentos e bairros isolados devido à interdição de vias de acesso.

O temporal registrado no Litoral Norte, segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden), resultou no acumulado de 682 mm em Bertioga, 626 mm em São Sebastião, 337 mm em Ilhabela, 335 mm em Ubatuba e 234 mm em Caraguatatuba.

O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, destacou o empenho do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, em solucionar os problemas ocasionados pelas fortes chuvas que assolaram o município. “O prefeito Felipe tem sido incansável. Ele não está dormindo, está trabalhando 24h por dia. Nossa ideia é tornar esse episódio de São Sebastião num ‘case’ de dia seguinte, de reconstrução e de remoção de pessoas em áreas de risco”, disse o governador.

O Fundo Social de São Paulo e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil encaminharam até a noite de ontem (21), 54,63 toneladas de doações.

Mais de 500 voluntários auxiliam o Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião na triagem e distribuição de doações. Já passam de 6 mil itens de donativos entregues nos bairros da Costa Sul de São Sebastião pelo Fundo Social. Entre os itens entregues estão: Foram entregues: 641 cestas básicas; 87 colchões; 4.633 águas (fardos, galões, copos); 491 kits de limpeza; 37 sacos de rações pet; 50 kits de roupas de bebê; 100 kits de roupas infantis; 90 kits de fraldas (geriátricas e infantil); 25 kits de higiene; 60 rodos e 60 vassouras.

 

Os bairros, comunidades, vilas e abrigos que receberam os donativos até o momento foram: Toque-Toque-Grande; Toque-Toque-Pequeno; Igreja Católica de Boiçucanga; Igreja Metodista de Juquehy; Instituto Verdescola, Escola Municipal (EM) Henrique Tavares de Jesus, Barra do – Sahy, Vila Sahy e a comunidade Pau Brasil.

 

Quem quiser se voluntariar pode entrar em contato pelo telefone (12) 3892-4991 e mais informações podem ser obtidas, também, na sede do Fundo Social, Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro.

O prefeito destacou a preocupação com o novo alerta de forte chuva na cidade emitido pela Defesa Civil, com previsão de acumulado de cerca de 200 milímetros entre esta terça-feira (21) e sexta-feira (24). “Estamos aqui para lutar, combater e vencer com as forças que o Governo Federal e o Governo do Estados estão disponibilizando. Não tínhamos noção do tamanho deste dilúvio que acometeu a cidade de São Sebastião, 100% da cidade atingida, com diversos pontos de alagamento. A intensidade da chuva com a alta da maré, a força voltada cominada com a ressaca do mar, impossibilitou o escoamento da água, desestabilizando o solo que ficou totalmente encharcado. Um cenário devastador, nunca visto antes no município. Iremos lutar até o último minuto, sem medir esforços, em busca por vidas e pela reconstrução da cidade. O município continua em alerta, é um momento preocupante que requer o máximo de atenção”, disse Felipe Augusto.

A Defesa Civil orienta que a população, caso repare deslocamento de terra ou possível desastre, deixe o local de risco e entre em contato pelo 199.

Outros telefones de emergência são:

Polícia Municipal: 153

Polícia Militar: 190

SAMU: 192

Corpo de Bombeiros: 193

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *