Em entrevista coletiva, comandante do Exército e governador de SP dão detalhes das ações no 6.º dia de operações na Costa Sul

11212785-d6ed-4301-af46-13f91cadbc99

Marcello Veríssimo

O general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante militar do Sudeste e comandante do Exército Brasileiro, disse nesta sexta-feira (24), que as operações de resgate aos sobreviventes e vítimas da tragédia causada pelas chuvas na costa sul de São Sebastião continuam durante este fim de semana. O general falou com os jornalistas junto com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) em frente a Prefeitura de São Sebastião, que concentra o comitê de gerenciamento da crise. “A coordenação foi feita pelo Ministério da Defesa, no domingo conversamos com o governador, como costuma acontecer nessas ocasiões, a orientação do Governo Federal é atender de imediato, e o presidente Lula está ciente de tudo que está acontecendo”, disse o comandante. “É um esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipal em sinergia para ajudar com uma tristeza muito grande com o que aconteceu nesta cidade”.

O comandante Tomaz disse que os oficiais do Exército ainda permanecem na cidade pelo tempo que for necessário. “Acredito que vamos ficar o tempo necessário para poder ajudar o governo do estado e a cidade de São Sebastião a remover as pessoas que ainda estão desaparecidas e dar assistência no que for necessário”.

De acordo com o comandante, a presença dos oficiais do exército ajuda na segurança e a coibir ações como saques às residências. “Essas ações estão na esfera do Governo do Estado, mas a nossa presença ajuda a Polícia Militar, a Polícia Civil a realizar esse trabalho que já é tão bem feito”.

O general não confirmou as notícias que circulam na internet sobre problemas de contaminação nas tropas que estão em campo auxiliando no trabalho de resgate. “Não temos conhecimento, a tropa está bem”.

Indígenas – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que na manhã desta sexta-feira (24) esteve na aldeia indígena Rio Silveira, em Boracéia, para prestar ajuda aos moradores. “Fomos verificar se a ajuda está chegando e também nos comprometemos a realizar algumas melhorias”.

Entre as melhorias que o governador se referiu está a construção de casas populares na região, além do envio de computadores para o Posto de Saúde com o objetivo de digitalizar os formulários de saúde dos indígenas. “Também vamos fazer a reforma da escola e do posto que foram bastante prejudicados com a chuva”.

Tarcísio também falou que os pontos de interdição pela Rio-Santos também começam a ser liberados. “Os pontos que nós tínhamos problemas em muito pouco tempo essa manutenção funcional vai estar concluída e poderemos passar para a etapa seguinte que é a da recuperação estrutural”.

O governador disse que ainda nesta sexta-feira o decreto que declara a área particular para a construção das casas populares como utilidade pública será publicado. “A partir daí todos os trâmites serão realizados conforme a legislação. Não vamos ter dificuldades. Nós temos que procurar todas as áreas que temos na região para construção de moradias em local seguro”.

Tarcísio disse que até o momento já foram identificadas áreas na região central de São Sebastião, em Maresias, e também na Barra do Sahy. “As duas áreas no centro e em Maresias são da prefeitura e nós vamos transferir para a CDHU para que possamos conduzir o processo habitacional”.

Já a área de Barra do Sahy, que tem aproximadamente 20 mil metros quadrados, é particular e deve ser declarada de utilidade pública.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam