Balneabilidade das praias é termômetro de um problema antigo no LN: a precariedade do saneamento básico

FDD30121-5C4D-4782-8AE7-93E40D9AE32F

Marcello Veríssimo

A balneabilidade das praias é um dos principais indicadores de um problema antigo no Litoral Norte: a precariedade do saneamento básico nas cidades da região.

Em Ilhabela, por exemplo, a praia do Itaquanduba, ao norte do arquipélago, foi classificada como a mais poluída do município nos primeiros quatro meses deste ano. A contratação é da Cetesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo) que informou que a praia esteve imprópria em 10 das 18 semanas do ano até agora.

O esgoto no mar é o principal vilão da má balneabilidade. O banho de mar nas praias que estejam sinalizadas com bandeira vermelha pode propiciar o contágio de doenças.

De acordo com a Cetesb, 19 praias são monitoradas toda semana em Ilhabela. A orla da ilha tem 42 praias.

Além de Itaquanduba, entre os meses de janeiro a abril, a praia da Armação, também ao norte, esteve imprópria durante sete semanas. Depois, Julião, Veloso e Curral, todas praias do sul, também englobam o rol de praias recordistas com bandeira vermelha no primeiro quadrimestre do ano.

Saneamento

A prefeitura do município informou aos jornalistas que investe cerca de R$ 6 milhões em obras no bairro Itaquanduba que abrangem 5,5 km de rede coletora de esgoto e 400 ligações domiciliares.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL) disse que com a implantação da rede coletora de esgoto, o município avança em direção a um futuro mais sustentável. Colucci disse que cada real investido em saneamento gera economia na saúde pública. “Este importante investimento visa melhorar a qualidade de vida dos moradores da região e também preservar nosso meio ambiente e a balneabilidade de nossas praias”.

Em Ilhabela, apenas 62% das moradias possuem coleta e tratamento de esgoto adequado, o segundo pior índice do litoral norte paulista.

Problema recorrente, as praias do Itaguaçu e Itaquanduba sofrem com a má balneabilidade, que é comprometida com o lançamento de esgoto in natura.

No Litoral, Caraguatatuba é a cidade que registra melhor desempenho nos índices de saneamento, com 91% das residências com rede de coleta e tratamento de esgoto.

São Sebastião e Ubatuba

Já em São Sebastião, 73% das moradias têm rede de coleta e tratamento de esgoto.

Em Ubatuba, o índice é ainda pior com 54% da população sem esgoto conectado à rede da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam