Marcello Veríssimo
Pioneira na implementação das guardas civis no Litoral Norte, São Sebastião comemorou 15 anos da criação da Polícia Municipal, que foi celebrado nesta terça-feira (13). A polícia do município é vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur). Para dar início às comemorações, foram entregues cinco novas viaturas e na próxima segunda-feira (19) será realizada uma cerimônia com homenagens aos policiais e autoridades civis e militares, às 19h, no Teatro Municipal, na região central do município.
A corporação foi criada em 2008, com efetivo de 65 agentes, desarmados, e agora também vive a expectativa pelo aumento do efetivo por meio de um concurso público para 50 novos agentes. O certame deve ser divulgado em breve.
O prefeito Felipe Augusto entregou os cinco novos veículos, sendo quatro Chevrolet Spin para uso da Polícia Municipal e um Gol para a Vigilância Patrimonial, também ligada à Segur.
Em 2011, os agentes foram armados e, a partir de 2017, a corporação passou por uma reestruturação passando a ser Polícia Municipal.
Anualmente, os agentes passam por cursos de capacitação, fiscalização de trânsito, uso de armas de fogo, processo penal, posturas, e legislações que envolvem o cotidiano policial.
Antes da atual renovação da frota, a Polícia Municipal recebeu outras quatro viaturas em 2017 e duas em 2019.
O comandante da corporação, André Maciel, disse que esse incremento de novos policiais municipais por meio do concurso público vai gerar impacto positivo na segurança do município, principalmente na Costa Sul, região em que será alocado maior número de policiais.
Maciel informou ainda que, com o novo concurso, será possível colocar em prática a criação da Guarda Ambiental e Marítima, entre outras iniciativas. Ele também disse que está em processo de licitação a construção de uma nova base no centro do município e existe projeto para construir uma base também na Costa Sul.
Homenagem – A prefeitura informou que a cerimônia em comemoração aos 15 anos da Polícia Municipal terá homenagens aos policiais e autoridades civis e militares. Serão entregues medalhas de “Mérito Policial” aos agentes que se destacaram e a medalha “Patrulheiro Protetor e Amigo” para as autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços à corporação no último ano.
Além disso, haverá entrega de medalhas a guardas municipais de municípios que apoiaram a cidade durante a tragédia de 19 de fevereiro. Receberão medalhas policiais que estiveram diretamente envolvidos na ação durante a catástrofe.