Marcello Veríssimo
As Defesas Civis dos municípios do Litoral Norte começaram a divulgar o balanço das ocorrências registradas desde a madrugada desta quinta-feira (13) causadas pela passagem de fortes ventos, que são reflexos do ciclone extratropical que avança pelo país.
Em São Sebastião, foram registradas duas quedas de árvores. Uma delas foi em Juquehy, na costa sul do município, onde uma árvore de grande porte caiu em cima de uma casa pouco depois das 3h. Apesar do susto, nenhum dos moradores ficou ferido. De acordo com a Defesa Civil, a árvore foi retirada logo no início da manhã desta quinta-feira.
Ainda em São Sebastião, na Barra do Sahy, costa sul do município, o posto de saúde do bairro chegou a suspender os atendimentos por falta de energia elétrica, que teve a rede danificada pelos ventos fortes.
Equipes atuam para restabelecer o serviço e retomar o atendimento no posto. A reportagem do JDL não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da prefeitura para saber de a energia já foi restabelecida.
Em Caraguatatuba, registros da ventania feitos por moradores circulam pelas redes sociais. Casas destelhadas, quedas de poste de energia, quedas de árvores e até uma “nuvem de areia” que invadiu a avenida Dr. Arthur da Costa Filho (Rua da Praia), na região central do município, mostram a força dos ventos que ainda carregavam sacolas de lixo e balançavam árvores.
A travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela seguia em operação sem maiores problemas. O serviço operava com capacidade reduzida devido a maré e fortes ventos, mas ainda não havia sido paralisada.