Com o objetivo de fortalecer e garantir o trabalho de cooperativas das mais diversas áreas do Estado, foi lançada nesta quinta-feira (10), a Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop-SP), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O grupo, coordenado pelo deputado Helinho Zanatta (PSD), conta com 10 integrantes efetivos e é apoiada por outros 19 parlamentares da Alesp. A frente pelo cooperativismo existe há mais de 30 anos e, em São Paulo, é relançada ao início de toda nova legislatura. “Vamos catalisar as necessidades, as condições e o que precisamos trabalhar aqui na Alesp e junto ao Executivo, para que a gente possa defender essa atividade que gera emprego renda para o Estado”, disse Zanatta.
O evento de lançamento da nova formação da Frencoop-SP contou com a participação de representantes de 68 cooperativas e 18 associações do Estado de São Paulo, além de parlamentares, organizações não governamentais e outras autoridades.
Cooperativas
A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) define o modelo como ‘organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões’.
O Estado de São Paulo conta com mais de mil cooperativas em atividade, com cerca de 3,5 milhões de cooperados, de acordo com a Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo). Essas cooperativas atuam nos mais diversos ramos da sociedade, como Agronegócio, Saúde, Educação, Habitação e outros.
“Acreditamos que essa forma de se organizar e produzir, apesar de já ter muitos anos, continua jovem”, disse o deputado federal Arnaldo Jardim, que compôs a Mesa do evento. O parlamentar é presidente da Frente pelo Cooperativismo da Câmara dos Deputados e defende as organizações nacionalmente. “O Legislativo age intervindo em políticas públicas para fazer com que o cooperativismo esteja presente”, completou.
Apoio parlamentar
Presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande falou sobre como o Parlamento Paulista pode contribuir com as cooperativas. “Precisamos que a frente aplaine o caminho para que as cooperativas possam trabalhar, seja qual ramo for, porque o resto elas fazem. Está no DNA delas”, disse.
Membro efetivo da Frencoop-SP e presidente da Comissão de Atividades Econômicas da Alesp, o deputado Itamar Borges (MDB) destacou o trabalho das cooperativas para os pequenos empreendedores do Estado. “É o pequeno que precisa de políticas públicas, do governo estadual e federal. Apoiar cooperativas é multiplicar oportunidades, melhorar a distribuição de renda e fortalecer o pequeno produtor”, afirmou.
Também integrante efetivo da frente, o deputado Carlão Pignatari (PSDB) falou sobre o impacto das cooperativas paulistas na economia. “É um grande potencial econômico e social, de geração de emprego e renda. Daremos todo o suporte para o crescimento do setor no Estado”, completou.