Marcello Veríssimo
Esse ano foi dos crimes de furto de energia na região. As principais concessionárias de energia registraram diversas ocorrências. Para se ter uma ideia, de janeiro a junho deste ano, a EDP Energia que atende São Sebastião e Caraguatatuba divulgou balanço com 666 fraudes detectadas em ligações na rede elétrica na região.
O índice é 3,9% superior ao mesmo período do ano passado, quando foram 641 registros. De acordo com a concessionária, para combater as irregularidades as equipes realizaram em média de 10 operações diárias, com o apoio das autoridades policiais, que resultaram na recuperação de 4.074 megawatts-hora (MWh).
A concessionária continua a atuar fortemente no trabalho contra as fraudes de energia, conhecidas popularmente como “gatos”.
O volume de energia recuperado é suficiente para abastecer uma cidade do porte de Cachoeira Paulista por um mês. A concessionária informou que o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a empresa. Os maiores lesados são os próprios consumidores.
Em Ubatuba, no início deste mês, duas pessoas foram presas por furtarem energia da concessionária Elektro. O volume de energia recuperado seria suficiente para abastecer 6.300 residências por um mês.
A concessionária, em parceria com a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística, identificou irregularidades em comérciosnos bairros Praia Grande, Prumirim e Sumaré. Duas pessoas foram presas em flagrante. O volume de energia recuperado é suficiente para abastecer 6.300 residências por um mês.
O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que pode resultar em pena de 1 a 4 anos, além de multa.
A EDP pede para que a população contribua, denunciando as ligações irregulares pelos seguintes canais de atendimento aos consumidores:
· Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
· WhatsApp (11) 93465-2888
· Central de Atendimento: 0800 721 0123
Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas