Marcello Veríssimo
A confirmação de um caso positivo de dengue acendeu o alerta em Caraguatatuba para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O registro é no bairro Martim de Sá, região norte do município, na rua Fernão Dias Paes Leme, próximo ao Parcão.
A identidade do paciente não foi divulgada. O combate ao mosquito transmissor da dengue é feito com orientação aos moradores para os cuidados com objetos que podem acumular água e se tornar criadouros, como pneus, vasos de plantas e garrafas plásticas.
A prefeitura informou que após a confirmação do caso os agentes de Saúde trabalham nas residências de ruas próximas a Fernão Dias Paes Lee, com bloqueio mecânico, seguido de aplicação de inseticida, que segundo os moradores, ainda não passou.
A prefeitura informou que a aplicação do inseticida estava realmente prevista para ocorrer na semana passada, mas teve de ser cancelada devido à chuva.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, no dia da nebulização, as equipes visitaram os moradores meia hora antes para avisar sobre a aplicação do inseticida. É aconselhado retirar animais do ambiente e abrir portas e janelas para que o produto se espalhe devidamente pela residência para exterminar o mosquito transmissor da dengue.
A cidade contabiliza 507 casos positivos de dengue. Este ano ainda não há registro de mortes pela doença.
O índice que foi registrado na terceira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) deste ano é de
2,2% para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.