Um dos templos do surfe brasileiro, Maresias recebe WQS a partir desta quinta-feira (14)

WhatsApp Image 2023-09-13 at 12.08.34

Marcello Veríssimo

Um dos templos do surfe no Brasil, a praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião, recebe o Circuito Banco do Brasil de Surfe, a partir desta quinta-feira (14). A disputa integra a divisão de acesso World Surf League Qualifying Series para o Challenger Series, da Liga Mundial de Surfe, que reúne a elite do esporte. O campeonato segue até o próximo domingo (17) e tem status QS 1000 para o ranking regional da WSL South America no masculino e feminino.

Depois de passar pelas cidades de Saquarema, no Rio de Janeiro, Garopaba, em Santa Catarina e Salvador na Bahia o campeonato chega na costa sul de São Sebastião para definir os surfistas convidados (wildcards) para a etapa brasileira do Challenger Series, o Corona Saquarema Pro, que é apresentado por Banco do Brasil, entre os dias 14 e 21 de outubro em Saquarema, no Rio de Janeiro.

De acordo com a WSL brasileira, serão premiados os surfistas que terminarem primeiro nos rankings masculino e feminino. Os resultados computados incluem as quatro etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023.

Um dos principais propósitos da WSL, em parceria com o Banco do Brasil, está na criação de oportunidades para novos talentos do surfe. A Liga Mundial explica que ao passar por diferentes regiões do país com as etapas do Qualifying Series, tem gerado reconhecimento local e tentado ampliar o desenvolvimento da modalidade no país. O Brasil é considerado atualmente uma potência no esporte.

Nas últimas oito edições mundiais, por exemplo, o Brasil foi campeão em seis delas. O presidente da WSL América Latina, Ivan Martinho, disse aos jornalistas que a parceria com o BB tem sido fundamental para promover oportunidades para novas gerações do surfe brasileiro.“Em Maresias, um dos berços da modalidade no país, queremos manter a essência das competições anteriores ao desenvolver talentos locais e apoiar a comunidade apaixonada pelo esporte”.

Além do aspecto técnico, a competição ganha um caráter social devido a tragédia das chuvas que devastaram a costa sul de São Sebastião em fevereiro deste ano.

A WSL informou que mantém trabalhos para o crescimento do surfe e a transformação da sociedade por meio do esporte.

Outra ação importante em destaque acontece neste sábado (16) com o Dia Internacional da Limpeza Costeira, pauta apoiada pela WSL em todos os níveis competitivos, com uma ação de limpeza em praias da região onde a prova acontecerá.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), disse que no atual momento de retomada da economia da cidade é importante que o município seja sede de eventos importantes como o Circuito Banco do Brasil. “Vamos movimentar a economia local, gerar empregos e mostrar ao mundo que São Sebastião está se reconstruindo com segurança, responsabilidade e de maneira consciente” disse o prefeito.

Para a secretária de Esportes de São Sebastião, Elaine Nunes Maciel, a ideia de São Sebastião ser palco novamente de uma etapa do WQS é empolgante para os surfistas e o turismo da cidade. “Nos enche de expectativas, uma vez que o evento traz além de grandes atletas, uma movimentação turística, numa época importante e de reconstrução do nosso município”.

A competição vai ser transmitida ao vivo pelo perfil da @WSLBrasil no TikTok e pelo WorldSurfLeague.com e Aplicativo da WSL.

RANKINGS DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE:

TOP-5 DA CATEGORIA MASCULINA – 3 etapas
1.o: Gabriel Klaussner (SP) – 1.516 pontos
2.o: Mateus Herdy (SC) – 1.450
3.o: Cauã Costa (CE) – 1.350
4.o: Rafael Teixeira (ES) – 1.150
5.o: Ian Gouveia (PE) – 1.066

TOP-5 DA CATEGORIA FEMININA – 3 etapas
1.a: Tainá Hinckel (SC) – 2.150 pontos
2.a: Laura Raupp (SC) – 2.000
3.a: Karol Ribeiro (RJ) – 1.445
4.a: Juliana dos Santos (CE) – 1.200
5.a: Sophia Medina (SP) – 1.150

RANKINGS SUL-AMERICANOS DA WSL SOUTH AMERICA

TOP-10 DA CATEGORIA MASCULINA – 7 etapas
1.o: Mateus Herdy (BRA) – 6.182 pontos
2.o: Ian Gouveia (BRA) – 5.200
3.o: Cauã Costa (BRA) – 5.055
4.o: Rafael Teixeira (BRA) – 4.402
5.o: Luel Felipe (BRA) – 4.100
6.o: Heitor Mueller (BRA) – 4.021
7.o: Gabriel Klaussner (BRA) – 3.575
8.o: Lucas Vicente (BRA) – 3.308
9.o: Rodrigo Saldanha (BRA) – 3.140
10.o: Nacho Gundesen (ARG) – 3.041

TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA – 7 etapas
1.a: Tainá Hinckel (BRA) – 8.125 pontos
2.a: Sophia Medina (BRA) – 6.645
3.a: Laura Raupp (BRA) – 6.265
4.a: Isabelle Nalu (BRA) – 4.837
5.a: Vera Jarisz (ARG) – 4.667
6.a: Kalea Gervasi (PER) – 3.871
7.a: Naire Marquez (BRA) – 3.728
8.a: Arena Rodriguez Vargas (PER) – 3.723
9.a: Melanie Giunta (PER) – 3.490
10.a: Karol Ribeiro (BRA) – 3.480

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam