CCZ age rápido e retira cachorros da rua após ataque em São Sebastião

IMG-20230914-WA0103

Marcello Veríssimo

Após a repercussão do vídeo com o ataque a uma moradora na região central de São Sebastião, a prefeitura informou que realizou uma ação conjunta para retirar os animais das ruas, nesta quarta-feira (13). A ação incluiu as praças do Coreto e do Artesão, na Rua da Praia.

De acordo com a prefeitura, 11 animais foram
levados para o Centro de Controle de Zoonoses da cidade. No CCZ os animais receberão atendimento de saúde, sendo vacinados e vermifugados, entre outros tratamentos.

Os cachorros resgatados convivem com moradores em situação de rua sem nenhum tipo de controle. “Como fazemos com todo animal que chega ao CCZ, os cachorros entram em quarentena, são examinados e passam por todos os exames necessários”, explica a veterinária chefe do Centro, Marcella Christoff.

Marcella disse que a ação mais contundente se deu por conta do ataque de um dos animais a uma munícipe que passava pela praça.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, disse que haverá maior rigor nas áreas públicas para evitar outros incidentes com a população. “Havia decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação à abordagem ou retirada do morador de rua sem um local de abrigo. Estamos em andamento com a implantação da Casa de Passagem para resolver essa problemática”, disse ele.

Outras medidas – Outra medida adotada pela administração pública foi o fechamento do Coreto, além de realizar mais podas nas árvores para deixar as praças com mais claridade e uma fiscalização mais intensa nessas áreas. “Com a Casa de Passagem aberta, vamos reforçar a ações nesses locais”, antecipou.

Um grupo de trabalho foi instituído para melhorar a ocupação das praças pelos moradores de rua, assim como nos semáforos do Pão de Açúcar e da Padaria Elite. “Temos relatos de moradores em situação de rua que receberam dinheiro para virem à nossa cidade e não podemos mais ficar com esse ônus”, disse o vice-prefeito.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias