Lixo internacional aumenta 300% nas praias do Litoral Paulista

WhatsApp Image 2023-09-18 at 06.13.28

Marcello Veríssimo

As ações pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias trouxe novamente à tona um antigo problema nas praias do litoral brasileiro: a existência de lixo estrangeiro que chegam às praias.

De acordo com ativistas voluntários que atuam na campanha nas praias de São Paulo e da Bahia desde 2019 houve aumento de 300% neste tipo de lixo. Os dados foram entregues ao Ministério Público da Bahia e de São Paulo com um total de mais de 4,5 mil registros.

O lixo internacional, que geralmente é encontrado nas praias e costeiras, possuem material cancerígeno e corrosivo. A maior parte deste lixo é lançada ao mar por tripulantes dos navios estrangeiros que operam nos portos de São Sebastião e Santos.

A própria Petrobrás também admite estar preocupada com a quantidade de lixo de origem estrangeira encontrada nas praias do Litoral Norte de São Paulo. Para se ter uma ideia, o lixo que é proveniente dos navios que atracam no terminal vai parar longe em praias de Caraguatatuba e outras cidades.

De acordo com a ONG Ecologia em Movimento, durante coleta realizada entre os meses de setembro do ano passado e maio deste ano, foram recolhidos mais de 1.600 itens de origem estrangeira nas praias do litoral.

Esses materiais geralmente têm origem na China, Malásia, Estados Unidos, Turquia, entre outros países. O balanço mostra que 47% do lixo internacional recolhido nas praias paulistas é proveniente da China, 17% dos EUA, e outros 17% da Malásia.

Lixo Gringo – Segundo a Ecomov, entre os lixos estrangeiros recolhidos nas praias paulistas 55% eram embalagens alimentares; 30% de ração humana, e 14% produtos de higiene e limpeza.

Foram catalogados produtos utilizados em limpeza e manutenção de porões, selantes, colas e produtos com metabissulfito, material que é altamente cancerígeno e corrosivo.

O relatório do lixo internacional foi entregue ao Ministério Público do Estado de São Paulo que pretende pressionar as autoridades a intensificarem a fiscalização de limpeza de navios.

O que dizem os citados – A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado,
responsável pelo porto de São Sebastião, informou que a Norma Técnica 001/2011, regulamenta quais os procedimentos administrativos e operacionais para que essas atividades sejam executadas de forma segura.

A secretaria informou que a retirada, o transporte e a destinação desse lixo são realizadas por empresas especializadas, contratadas pelas agências marítimas responsáveis pelas embarcações e cadastradas no porto.

A Transpetro, responsável pelos navios da Petrobras, não comentou sobre quais providências irá tomar para melhorar o descarte de lixo em seus navios.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam