Marcello Veríssimo
O Litoral Norte registrou aumento no número de assassinatos durante o mês de agosto. De acordo com o mapa da violência da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) foram registrados nove homicídios na região, sendo cinco somente em Ubatuba. Em 2022 foram apenas três assassinatos no mesmo período.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25). A escalada de crimes vem crescendo na região desde o início do ano. Em janeiro e março, segundo a SSP, foram registrados seis homicídios, respectivamente.
De acordo com a pasta, em maio cinco assassinatos, e em abril e junho, três mortes violentas. Os meses com menos mortes violentas foram fevereiro e julho com dois assassinatos.
Caraguatatuba continua sendo a cidade mais violenta do Litoral. Entre janeiro e agosto, a cidade registrou 23 homicídios.
Além dos homicídios dolosos, ou seja, quando existe a intenção de matar, a região registrou seis tentativas de homicídio, 15 estupros, 66 roubos a mão armada, três roubos de veículos e 366 ocorrências de furto.
Em agosto, Ubatuba liderou o número de homicídios na região, com cinco casos. Já em São Sebastião e Caraguatatuba duas pessoas foram assassinadas no mês passado. Ilhabela não registrou nenhuma morte violenta em agosto.
Mas de janeiro até agora, segundo os dados da SSP-SP, nos oito primeiros meses deste ano Caraguatatuba foi a cidade mais letal da região. Além dos homicídios consumados, a cidade lidera em registros de tentativa de homicídio no período, com 22.
Para se ter uma ideia, em Ubatuba, foram apenas 13 tentativas e nove homicídios consumados no período.
Seguras
São Sebastião e Ilhabela são as cidades mais seguras da região. Na cidade do continente, foram registrados três homicídios nos primeiros oito meses deste ano, sendo apenas dois em agosto.
Entre janeiro e agosto, foram oito tentativas de assassinato. Já o arquipélago registrou apenas um assassinato nos oito primeiros meses do ano.