Marcello Veríssimo

Com recorde de casos positivos de gripe aviária, até o momento são 22 registros positivos em aves como o Trinta Reis, as autoridades em saúde da região alertam para os cuidados com a doença. Em todo o estado de São Paulo já são 57 casos positivos em aves desta espécie, entre os 60 confirmados.
Em Ilhabela, por exemplo, segundo a secretaria Agropecuária Estadual, já são três casos. Os especialistas dizem que, embora seja baixo o risco de infecção em seres humanos, a população deve estar atenta para a possibilidade de transmissão das aves para as pessoas.
O diretor do departamento de Vigilância em Saúde do arquipélago, Maurílio Bianchi, disse que é importante ter cuidado, não se aproximar e não tocar aves que estejam aparentemente debilitadas ou com comportamento alterado, apresentando dificuldades de locomoção, entre outros sintomas. “Os animais contaminados ficam mais abatidos e vulneráveis, por isso às vezes não conseguem se opor à aproximação humana. Não há porque tentar tocar os animais ou pegá-los, mesmo que pareçam precisar de ajuda”, disse o diretor. “A melhor prevenção é se manter afastado e longe das secreções destes animais. Qualquer que seja o estado do animal nós temos institutos que são capacitados para tratá-los com o devido cuidado”, explicou Murilo.
Ao encontrar aves nesta situação a orientação é ligar imediatamente para a Secretaria de Saúde pelo telefone (12) 3896.9221 ou por mensagem de texto para (12) 99147.7144.
Foto: Reprodução Instagram/fernandopaludo.ph









