Fim do casamento gay causa reações na internet de anônimos e famosos

WhatsApp Image 2023-10-11 at 09.21.53

Marcello Veríssimo

Retrocesso. Essa é a palavra que muitos internautas estão usando para definir a aprovação do projeto de lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O projeto foi aprovado nesta terça-feira (10) na Câmara dos Deputados e causou uma avalanche de manifestações contrárias nas redes sociais.

Agora, após a aprovação por 12 votos a 5 na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, o projeto de lei passará por outras comissões antes de ir para o plenário da Casa. A união homoafetiva é permitida no Brasil desde 2011.

A votação foi polêmica. O relator do caso, deputado Pastor Eurico do PL, de Pernambuco, manteve a redação que proíbe o casamento gay na redação final.

O deputado propôs a inclusão, no Código Civil, de um trecho que define que pessoas do mesmo sexo não podem se casar. Eurico chegou a propor a criação de um novo instituto chamado “sociedade de vida em comum”, que seria diferente do casamento e da união estável.

O texto também estabelece que o poder público e a legislação civil não podem interferir nos critérios e requisitos do casamento religioso. Mas, o ponto foi excluído do texto após deputados conservadores entenderem que o trecho abriria uma brecha para legitimar o poliamor, o relacionamento consensual com mais de um parceiro.

Os deputados dizem que a interpretação do casamento e da união estável não permitem “extensões analógicas”.

O texto aprovado nesta terça-feira tramita na Câmara desde 2007. Os casamentos homoafetivos não estão regulamentados em lei. A base jurídica para a oficialização dessas relações é uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de 2011.

Anônimos e famosos

Após a divulgação da aprovação da proposta, anônimos e famosos usaram o Instagram para se manifestar de forma contrária. O treinador de vida, Giobert Gonçalves Júnior, que mora em São Sebastião, pediu respeito por seus direitos. “Estou pedindo os mesmos que o casamento civil hétero possui. Se minha vida é igual a sua, porque no casamento não?”, ele disse.

A jornalista e apresentadora Astro Fontenelle também se manifestou contrária à decisão dos deputados. “Precisamos ampliar o debate contra esse fundamentalismo religioso”, disse ela, nos stories do Instagram.

Para o turista de São Paulo, Joseph Bueno, a aprovação desse projeto só mostra o verdadeiro lado do Brasil. “Somos um país de pessoas hipócritas”, ele sentencia.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam