Marcello Veríssimo
O Feriado de Nossa Senhora Aparecida – a Padroeira do Brasil deve ser de sol, com altas temperaturas, praias cheias e os mesmos problemas na fila da balsa para fazer a travessia entre São Sebastião e Ilhabela.
Na tarde desta quarta-feira (11), a reportagem do JDL voltou a receber reclamações sobre a desorganização na fila e o tempo de espera, que era de três horas no início da tarde.
Por volta das 14h30, o site do DH (Departamento Hidroviário), responsável por operar a travessia, informou que o tempo de espera para entrar no arquipélago era de 180 minutos. Para atravessar da ilha para São Sebastião o tempo é de 120 minutos.
Em São Sebastião, como sempre acontece quando há excesso de veículos, a fila já chega no bairro Vila Amélia, na região central, perto do terminal rodoviário da cidade.
Agentes do Detran (Departamento de Tráfego) de São Sebastião estão na local para ajudar a manter a fluidez no trânsito do lado de São Sebastião. Eles pedem para os motoristas respeitarem a orientação da equipe e a sinalização.
No último dia 30 de setembro, o governo de São Paulo anunciou medidas para melhorar o desempenho da travessia entre as duas cidades, mas até agora não se viu nenhuma mudança. “Eles (o governo) anunciam milhões de reais em melhorias, mas na prática o morador de Ilhabela continua sofrendo”, disse um morador nativo, que não quis se identificar à reportagem do JDL.