Marcello Veríssimo
Uma oportunidade rara que só acontece de tempos em tempos, mas que desta vez não deve ser para os moradores da região Sudeste do país. Neste sábado (14), a partir das 14h05 pelo horário de Brasília acontece o eclipse solar anular, uma única chance de ver a lua cobrir o sol que só voltará acontecer daqui 44 anos, em 2067.
O último foi em 1995. De acordo com os meteorologistas, o eclipse poderá ser visto apenas na região Sul e no Nordeste do país. A orientação dos especialistas é para quem for assistir ao eclipse não esquecer de proteger os olhos, se possível com lentes de vídeo de soldador nº 12.
O eclipse lunar é único pelo fato da lua se encaixar no sol e deixar apenas uma espécie de borda, como se fosse um anel luminoso ao redor, que segundo os especialistas é a parte do sol que a lua não conseguiu cobrir.
Neste sábado (14) o eclipse anular deve durar aproximadamente três horas. O ápice do fenômeno deve acontecer por volta das 16h40 quando ele se torna angular. O momento poderá ser visto, principalmente, no estado do Ceará.
De acordo com a previsão do tempo, esta sexta-feira (13) segue chuvosa e encoberta na rua, com possibilidade de pancadas a qualquer hora.
A temperatura varia entre 19 e 22 graus e existe a probabilidade de 90% de chances de chover com acumulados em torno de 45mm. A tendência de chuva se repete no sábado (14).