Marcello Veríssimo
Assim como o sol, o mar é para todos. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgou um alerta para os banhistas reforçando que o banho de mar nas praias que recebem a bandeira vermelha deve ser evitado.
A gerente da Cetesb no setor de qualidade de águas litorâneas, Claudia Lamparelli explica como funciona o processo de análise.
Ela disse que o programa de balneabilidade da Cetesb existe há cerca de 50 anos e atualmente são avaliados 175 pontos no litoral do Estado de São Paulo, de Ubatuba até Cananéia.
De acordo com a Cetesb, na região são monitoradas semanalmente cerca de 35 pontos espalhados em praias de Ubatuba, 31 em São Sebastião, 19 em Ilhabela e outros 14 locais em Caraguatatuba. Em algumas praias são coletadas amostras em dois pontos diferentes.
Lamparelli disse que no caso da sua praia preferida estiver imprópria, a melhor atitude é respeitar a bandeira vermelha e não entrar no mar. “A qualidade das praias depende de vários fatores, como a ocupação urbana e a estrutura de saneamento básico dos municípios, mas no verão o excesso de turistas pode sobrecarregar esses sistemas. Além disso, as chuvas típicas dessa estação que levam detritos e poluição pelos rios até o mar, também podem causar um aumento do número de praias impróprias”, explica Lamparelli.
Ela destaca ainda que as crianças, idosos e pessoas com baixa resistência são as mais suscetíveis a desenvolver doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas. Por isso, só entre no mar se encontrar a bandeira verde.