Marcello Veríssimo
Uma sugestão de ceia natalina gostosa, de preparo fácil, simples e acessível. A chef de cozinha Monica Mallet, que é de São Sebastião, mas atualmente mora em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, aceitou o desafio do JDL e sugere um cardápio para uma ceia extremamente saudável, leve e tropical.
A reportagem lançou o desafio para aqueles que preferem outros tipos de pratos que não sejam tão referentes às tradições europeias como o Peru e outras carnes quentes. Na última sexta-feira (8) a reportagem do JDL acompanhou a chef desde as compras dos ingredientes até o momento de saborear a ceia.
Com orçamento máximo de R$ 200, a chef elaborou uma entrada, prato principal e sobremesa, além de sugerir guarnições. A ceia, assinada pela chef, serve até seis pessoas. “Pensei em usar ingredientes da época para proporcionar facilidade e praticidade no preparo”, explica Mallet. “A escolha do cardápio foi justamente baseada no uso de produtos da época. Assim além de ter um custo menor a qualidade do produto é muito maior”, ela completa
A tainha e os frutos do mar foram cedidos pelos Pescados Cristina, que funciona no Topovaradouro.
Como prato principal a sugestão é uma tainha assada com crosta de sal, de entrada um ratatouille de legumes, que é uma espécie de salada francesa assada, além de arroz caldoso com frutos do mar e de sobremesa sorvete de manjericão, acompanhado por fatias de manga assada temperada com tomilho e ervas finas.
“A base é o peixe, nossa refeição mais abundante na região e que podemos comer e ser feliz, sem se preocupar depois se comeu demais, ficar empanturrado”, avalia a chef de cozinha.
Preparo
Para o prato principal, a sugestão da chef é começar preparando a crosta de sal para temperar a tainha. Em um refratário, ela ensina, utilize as seis claras de ovos até o ponto que elas ficarem claras em neve, acrescente o sal grosso. “Bata até o sal ficar uniforme e dar o sabor”, Mônica ensina. “Abra a tainha e coloque o manjericão, a salsinha e polvilhe com pimenta branca a gosto até rechear o peixe”.
Neste meio tempo, enquanto isso, monte o Ratatouille, que é uma receita clássica da gastronomia francesa, uma salada com legumes cozidos, datada do século XVIII, que pode ser servida quente ou fria, como entrada e acompanhamento. “É um prato versátil, saboroso e nutritivo, só tem coisa boa”, disse a chef, que é formada pela Le Cordon Bleu, considerada a maior rede de escolas de culinária e hospitalidade do mundo com unidades em 20 países.
Para saber mais do trabalho da chef de cozinha Mônica Mallet basta seguir o perfil no Instagram @conversacomsabor.
Confira os ingredientes necessários para a receita
Tainha assada
1 tainha
4 claras batidas em neve
1 maço de cheiro verde
1/2 maço de manjericão
1/2 limão
Arroz
2 xícaras de arroz
1 kit caldeirada
6 xícaras de caldo de peixe ou frutos do mar
2 dentes de alho
1/2 cebola picada
Suco de meio limão thaiti
Sal e pimenta a gosto
Ratatouille
1 beringela em rodelas
1 abobrinha em rodelas
4 tomates maduros picados
1 pimentão vermelho ou amarelo picados
1 cebola picados
2 dentes de alho picado
Azeite
Sal e pimenta a gosto
1 kg de sal grosso
4 ovos
1 ramo de manjericão
1 ramo de tomilho
1 ramo de cheiro verde
300g de arroz agulhinha
1 peixe para assar
1 cebola
3 dentes de alho
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 limões
1 óleo de soja
Aioli
4 gemas
30 ml de vinagre ou limão
1 xícara de óleo
Sal e pimenta a gosto
Sorvete de manjericão
1 xícara de folhas de manjericão
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Uma pitada de sal
Mangas assadas
2 mangas maduras
Tomilho
Azeite
Sal