Marcello Veríssimo
O Governo de São Paulo lançou oficialmente nesta terça-feira (19) a Operação Verão Seguro 2023/24, no Complexo Turístico da Rua da Praia, região central de São Sebastião. A solenidade reuniu todas as principais forças de segurança que vão reforçar o combate ao crime durante a alta temporada de verão.
A Operação Verão Seguro é direcionada para atender quase 9 milhões de pessoas em todo o Litoral Paulista.
Desde o início da semana, as cidades do Litoral Norte recebem o reforço de policiais militares que permanecem atuando até fevereiro do ano que vem. Na tenda de eventos, um verdadeiro batalhão de viaturas também ficou exposto ao público que acompanhou a solenidade de abertura.
Na ocasião, foram apresentadas as novas viaturas da PM paulista.
Polícia Militar, Polícia Civil, Marinha, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, GBMar (Grupamento dos Bombeiros Marítimos do Litoral Norte), GCM (Guarda Civil Municipal) e a Polícia Municipal de São Sebastião integram o efetivo da operação, capitaneada na região pelo 20 BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo nas cidades do litoral, além do Deinter 1 e do comando da Polícia Civil na região. “A Operação Verão representa um conjunto de iniciativas visando manifestar a ordem pública tanto dos munícipes quanto dos turistas que visitam o Litoral Norte, após o Natal a população triplica de 350 mil habitantes para quase 2 milhões de pessoas”, disse a tenente coronel Angélica Alves Silva, comandante do 20BPMI.
O propósito da operação é manter a segurança em toda a extensão pela orla das praias. “Diante de todo o cenário é importante agradecer a todos os prefeitos do Litoral Norte: de São Sebastião Felipe Augusto, de Ilhabela Toninho Colucci, de Caraguatatuba Aguilar Júnior e de Ubatuba, Márcio Maciel”, completou a tenente coronel.
Referência em segurança e na Polícia Militar, o deputado estadual Rafael Henrique Cano Telhada, mais conhecido como Capitão Telhada, disse que essa é a maior operação policial já realizada. “A gente sabe que o crime está presente e os bandidos também descem para praticar crimes nessa época. O futuro da segurança de São Paulo é integração e tecnologia. O cidadão quer segurança”.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), disse que a cidade foi a primeira a criar sua polícia municipal, mesmo que existam ações para não poder chamar as guardas municipais de polícia.
“Tomamos todos os cuidados para recebê-los aqui, pois sei que dedicam vossas vidas a defender o cidadão. Por isso, contem conosco 24 horas por dia”, disse o prefeito, que agradeceu o apoio das forças de segurança e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante a operação de resgate após a tragédia com a tempestade que devastou a Costa Sul em fevereiro. “Policiais vocês tem distintivo, farda, honra e glória. Nós, enquanto poder público, estamos aqui para ajudá-los a serem os melhores, combativos, contem com a Prefeitura de São Sebastião”, completou Felipe Augusto.