Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas: Prefeitura realiza consulta pública para ouvir a população

capa-1-825x305

Para refletir sobre o impacto do clima no planeta, foi criado, desde 2011, o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março. O objetivo é promover a conscientização da população sobre a importância de realizar ações que possam diminuir o agravamento dos impactos das mudanças climáticas.

Diante desse assunto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) criou uma consulta pública para que a população participe e possa colaborar de alguma forma com a sua percepção local das mudanças climáticas, dentro da sua comunidade. O questionário está disponível no endereço: https://forms.gle/4g41A788JnYEeDos9. Com isso, será possível entender melhor, conhecer a realidade local e fazer uma possível avaliação dos impactos causados.

Dados

Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, no Brasil, a maior parte das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera é causada pelo desmatamento. Em 2019, o país bateu recordes de queimadas e desmatamento, considerando os últimos anos, aumentando em 30% em relação ao ano anterior, segundo o INPE.

Quando se desmata uma floresta, seja por queimadas ou mesmo por corte, há liberação de uma grande quantidade de carbono na forma de CO2 para atmosfera. Além disso, a perda de vegetação faz com que se percam também os chamados “serviços ecossistêmicos” prestados pela natureza, como regulação das chuvas, manutenção da boa qualidade do ar e produção de água em quantidade e qualidade.

Com dados tão alarmantes, é muito importante a reflexão a respeito das responsabilidades a serem assumidas.

Confira algumas dicas que podemos utilizar para reverter as mudanças climáticas: utilizar os recursos naturais com responsabilidade; apoiar iniciativas de carbono neutro; dar prioridade a atividades que reduzam a emissão de gases de efeito estufa e reduzir o consumo de combustíveis fósseis, entre outros.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias