O Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião continua a arrecadar alimentos não perecíveis (arroz, feijão, óleo, macarrão, farinha, fubá, leite em pó, entre outros), produtos de limpeza, higiene pessoal e água potável para doações às famílias atingidas pelas chuvas, que causaram pontos de alagamentos, principalmente em bairros da Costa Sul do município, nos dias (20) e (21), sábado e domingo, respectivamente.
De acordo com o presidente do Fundo Social, Elias Rodrigues, cerca de 30 famílias receberam alimentos não perecíveis, água potável e produtos de limpeza e higiene pessoal, na Comunidade Lobo Guará, bairro Cambury e aproximadamente, a 60 moradores da Vila dos Mineiros (Barra do Una) foram entregues estes donativos, num total de 90 pessoas atendidas nestas localidades.
“Continuamos com as arrecadações que integram o Plano de Contingência da Defesa Civil (PLANCON), em medidas preventivas para amenizar os impactos causados pelas chuvas neste período. Contamos mais uma vez, com a colaboração de todos e agradecemos a ajuda dos parceiros solidários no auxílio de emergência a esses moradores”, solicitou Rodrigues.
As arrecadações devem ser entregues nas regionais municipais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), ou na sede do Fundo Social, Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Arrecadações em domicílio na Região Central, agendamentos pelos telefones (12) 3892-4991 e (12) 3892-5560, Costa Norte (12) 3861-2704.
Monitoramento
As equipes da Defesa Civil – Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) da Prefeitura de São Sebastião – permanecem com o monitoramento das áreas de risco e locais afetados pelos alagamentos.
A orientação é que a população fique atenta a estas áreas, pois a previsão é de acumulados elevados nos próximos dias que podem deixar o solo enxarcado e propiciar deslizamentos, alagamentos, quedas de árvores e desabamentos de muros.
O governo municipal orienta à população que mantenha atenção à topografia do solo e, caso observe, deslocamento de terra, ou possível desastre, deixe o local de risco imediatamente e entre em contato pelo 199. Segundo a Defesa Civil, o acumulado nas últimas 72 horas é de 298 milímetros. Não há pessoas desabrigadas, ou desalojadas.
Todas essas ações foram intensificadas neste período e compõem as medidas preventivas do Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil (PLAMCON), ao amenizar os impactos decorrentes das chuvas.
Telefones de emergência
Polícia Municipal: 153
Polícia Militar: 190
SAMU: 192
Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Arte e Fotos: DEPCOM/PMSS
—
Prefeitura de São Sebastião
www.saosebastiao.sp.gov.br