O mar é delas: Ilhabela promove capacitação para o avistamento de baleias

576cc9f2-6d56-4698-9f64-125d3d769f3c

Marcello Veríssimo

Os olhos de quem visita ou mora no litoral sempre está voltado para o mar. Mas é entre o outono e o inverno, até meados da primavera, que a região, principalmente o Canal de São Sebastião, que divide o continente com o arquipélago, recebe as baleias Jubarte, além dos seus “primos” golfinhos.
Ilhabela, que é um dos principais destinos do país para o avistamento desses cetáceos, vai capacitar ainda mais empresas e prestadores de serviço no município para prestar este serviço.

Para se ter uma ideia, na última temporada, foram registrados mais de 780 avistamentos de baleias.

A prefeitura da cidade está promovendo uma série de iniciativas em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista e VIVA Instituto Verde Azul para capacitar o trade.

De acordo com a prefeitura, no próximo dia 21 a cidade recebe uma palestra com informações abrangentes sobre a observação de baleias e golfinhos no arquipélago. Depois, no dia 28, acontece a Oficina de Boas Práticas que será ministrada pelo Instituto Baleia Jubarte, direcionada para empresas e prestadores de serviços turísticos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, lembra da importância do engajamento das empresas e da população nessas ações de capacitação. “Estamos trabalhando neste tema desde 2021, porém o Turismo de Observação de Baleias e Golfinhos ainda é uma novidade para muitos”, disse o secretário. “É crucial operarmos de forma sustentável, respeitando as regras de avistamento e garantindo a segurança de todos, sem assustar as baleias e os golfinhos”, completou o secretário.

Durante a oficina, também será lançado o selo “Cidade Amiga das Baleias”. Esse selo será um diferencial competitivo para as empresas, que serão divulgadas nos canais oficiais da prefeitura.

Confira a Programação das Capacitações:
Palestra Observação de Baleias e Golfinhos em Ilhabela
– Público: Aberta a todos os públicos
– Quando: 21 de maio
– Horário: 18h30 às 21h
– Local: Auditório do Paço Municipal (R. Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê)
Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos
– Público: Empresários e prestadores de serviço do turismo
– Quando: 28 de maio
– Horário: 18h30 às 21h30
– Local: Auditório do Paço Municipal (R. Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê)

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam