A Polícia Municipal de São Sebastião recebeu, na última sexta-feira (6), a primeira de duas embarcações que serão utilizadas no patrulhamento marítimo da região. As lanchas, com 16 pés de comprimento, possuem capacidade para transportar sete pessoas, além do tripulante responsável, e são equipadas com motor de 90 HP, câmeras de vigilância e giroflex, reforçando a estrutura de segurança na orla.
Segundo o comandante da Polícia Municipal, André Maciel, as embarcações são resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e a Marinha do Brasil. O principal objetivo é garantir a fiscalização durante a alta temporada, quando o fluxo de embarcações recreativas aumenta significativamente, elevando o risco de acidentes com banhistas.
“Nossa equipe estará preparada para agir em situações de abuso ou desrespeito às normas de segurança, como a verificação de documentos para a condução de jet skis e embarcações de recreio, além de monitorar o tráfego de embarcações e o uso adequado dos equipamentos náuticos. Isso inclui a fiscalização das boias delimitatórias e a definição de rotas de entrada e saída das embarcações”, explicou Maciel.
O patrulhamento marítimo está respaldado pela Lei Municipal 2.489/2017, que institui o Plano de Uso e Ocupação das Praias, Rios Navegáveis e Áreas Adjacentes. Esta legislação regula o uso das áreas aquáticas para entretenimento e atividades comerciais, além de definir as regras para manobras, ancoragem, e lançamento de embarcações. Com o apoio da Marinha, a iniciativa também prevê a instalação de placas informativas nas praias e a criação de um sistema de sinalização náutica para aumentar a segurança dos frequentadores.
O prefeito Felipe Augusto ressaltou a importância do patrulhamento marítimo para a segurança da população. “Durante a temporada, especialmente nas ilhas ao sul do município, onde circulam mais de 200 embarcações, muitas acima de 20 pés, frequentemente registramos problemas. Já tivemos casos de crimes graves, com bandidos que fugiram pelo mar. Com essa nova iniciativa, traremos mais segurança à nossa orla, da mesma forma que já garantimos em terra.”
Além da entrega das embarcações, 10 policiais municipais concluíram o curso de embarcação pública, ministrado pela Marinha do Brasil. Futuramente, os novos agentes que ingressarem no quadro da Polícia Municipal também passarão por esse treinamento, que é fundamental para garantir a capacitação e operação segura das lanchas.
A iniciativa marca um importante avanço para a segurança aquática de São Sebastião, visando reduzir incidentes e garantir um litoral mais protegido para moradores e turistas.