Simulados da Defesa Civil atendem 115 famílias; Canto do Mar tem adesão de alunos

Simulado - Fotos Maria Fernanda Santos (5)

A Defesa Civil de São Sebastião encerrou nesta quinta-feira (19) uma série de simulados de evacuação e áreas de risco realizados da Costa Sul à Costa Norte. No período de três meses foram atendidas 115 famílias e um total de 158 pessoas entre adultos, adolescentes, crianças, idosos e pessoas com deficiências.

Desta vez, os agentes da Defesa Civil estiveram no bairro Canto do Mar, na Costa Norte e ganharam adesão de alunos do quarto ano da Escola Municipal Professora Joana Alves dos Reis que viram como funciona o trabalho de evacuação e ainda tiveram uma pequena palestra do diretor da Defesa Civil, Ricardo dos Santos sobre a importância de estarem atentos ao clima e como agir em caso de alagamento ou queda de árvore em cima da fiação elétrica.

O pequeno Felipe Nogueira de Oliveira, 9 anos, lembrou que a casa de sua tia já alagou no bairro e ela perdeu alguns móveis e que a água chegou a um nível alto. “O nível demorou para baixar, mas a moradora ganhou muitos móveis” Ele contou, ainda, que se a área estiver alagada, tem de sair da casa e procurar um local mais alto e esperar a água baixar.

Já a pequena Ester Gomes, também de 9 anos, conta que não perdeu nada material em casa, mas ficou sem sua companheira Belinha, que infelizmente, não sobreviveu. Agora ela também sabe o que precisa fazer em caso de alagamento.

Eliane Donizete da Silva Pereira, 42 anos, mora com o marido e três filhos e foi uma das atendidas pela equipe da Defesa Civil e também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), e lembra da importância do simulado porque já perdeu geladeira e o sofá. Esta foi a segunda vez que participou do treinamento e acredita estar preparada para eventual evento climático. “Tenho de esperar a Defesa Civil avisar e ir para o ponto de encontro o mais rápido possível para que possam nos levar a um lugar seguro”.

Na avaliação do diretor da Defesa Civil, Ricardo dos Santos, esses simulados são muito importantes para preparar a comunidade e evitar tragédias. “Quanto mais treinamento, mais a população entende que precisa sair quando recebem o nosso aviso e ter essas crianças aqui nos ajuda muito porque elas conseguem sensibilizar ainda mais os pais e as pessoas mais velhas”.

Neste ano, além do Canto do Mar, passaram por treinamento as comunidades da Vila Progresso, em Juquehy, da Vila Sahy, do Morro 51, em Boiçucanga, de Toque-Toque Pequeno, do Itatinga e do Morro do Abrigo.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam