O Ministério do Turismo (MTur) elevou Caraguatatuba à Categoria A na escala de Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro no Estado de São Paulo. Antes de 2024, Caraguatatuba figurou entre os municípios das Categorias B (2019) e C (2017) no Mapa do Turismo Brasileiro.
A categorização possui os conceitos A, B, C, D e E para avaliação do potencial turístico das cidades por meio das seguintes variáveis: turistas domésticos, turistas internacionais, estabelecimentos de hospedagem, empregos formais de hospedagens e arrecadação de impostos nos meios de hospedagem. Confira o resultado clicando aqui.
A categorização serve para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros no âmbito geográfico, cultural, social e econômico.
Os municípios que possuem 0 nas cinco variáveis são agrupados na Categoria E e devem trabalhar para formalizar seus meios de hospedagem e incrementar o fluxo de turistas em sua localidade para ascender na avaliação do ministério.
O Estado de São Paulo registrou 30 municípios na Categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, 54 na B, 86 na C e 165 cidades validadas na Categoria D. A Categoria A representa as capitais e os municípios com maior fluxo turístico, maior número de estabelecimentos, empregos e arrecadação de impostos federais no setor de hospedagem. Todos os municípios do Litoral Norte estão listados entre os 30 melhores ranqueados do estado.
O secretário de Turismo, Rodrigo Tavano, disse que Caraguatatuba estava avaliada na Categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro no Estado de São Paulo desde 2019. “Agora, conseguimos ser agraciados com a classificação A. Isso reforça o profissionalismo e trabalho que vêm sendo aplicados em relação ao turismo da cidade. A elevação de Caraguatatuba à Categoria A ajuda a participar dos eventos do Ministério do Turismo, expor em feiras, captar recursos para a infraestrutura turística e no acesso às linhas de créditos para o trade turístico”, elencou.
A categorização é estabelecida pela Portaria MTur nº 41/2021 (Consolida e atualiza as normas sobre o Programa de Regionalização do Turismo, a Categorização dos Municípios do Mapa do Turismo Brasileiro e o Mapa do Turismo Brasileiro) para otimizar a distribuição de recursos públicos; orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios; aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e dos Estados mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão; auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é feita periodicamente; e auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional.
Mais detalhes sobre a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro podem ser obtidos no site https://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home.