O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, vai a Brasília cobrar uma resolução do Governo Federal relacionada ao repasse dos recursos para execução das obras de contenção de talude sob a Estrada Beira Rio, localizada no bairro Boiçucanga, na Costa Sul do município. A instabilidade do talude foi provocada pelas fortes chuvas de fevereiro de 2023.
De acordo com o chefe do Executivo, 50% da obra já foram realizadas, porém, a empresa responsável pelo trabalho não recebeu nenhum valor e os serviços foram paralisados, pois não ocorreu o repasse da verba. Na época da tragédia, a obra foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a vinda dele a São Sebastião.
“Tenho recebido algumas reclamações dos moradores e precisava esclarecer os reais motivos da paralisação da obra. O Governo Federal nos autorizou a empenhar e licitar a obra. Após esse processo, teve uma empresa vencedora que realizou 50% da obra, mas não recebeu nenhum real. Vamos cobrar alguns deputados e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com objetivo de resolver essa questão”, explicou o prefeito.
A contenção irá assegurar as condições de estabilidade para o acesso local e o talude, que apresenta cerca de 14 metros de altura, inclinação da ordem de 60 graus. No local, será adotado como solução o uso de solo grampeado com concreto projetado. Também serão implantadas drenagens superficiais (canaletas e escadas hidráulicas) e profundas (Dreno Horizontal Profundo – DHP).
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (Seo), emitiu ordem de serviço para a execução dos serviços no início de junho de 2024.
A obra estava sendo realizada pela empresa Daud Empreendimentos e Construções Ltda.