Governo do Estado homenageia prefeitura, entidades e instituições de São Sebastião que atuaram no 19 de fevereiro de 2023

premiação (2)

A Prefeitura de São Sebastião foi uma das homenageadas, na quinta-feira (20), em evento realizado pelo Governo do Estado em alusão aos dois anos do evento climático ocorrido em 19 de fevereiro de 2023 e que causou a morte de 64, sendo a maioria no Vila Shay, na Costa Sul.

A placa de homenagem referente aos “2 anos do desastre de São Sebastião, Reconstrução, Reflexões e um Olhar para o Futuro”, foi entregue ao prefeito Reinaldinho Moreira pela secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende.

Reinaldinho fez questão de oferecer a honraria à equipe da Defesa Civil presente no evento. Reinaldinho também falou sobre a importância dos moradores da Vila Sahy, Instituto de Conservação Costeira (ICC), Instituto Verdescola, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e voluntários durante a tragédia.

“Tivemos muitos heróis anônimos que assistam naquela data. Aqui está uma parte da nossa Defesa Civil que trabalhou, e muito, para ajudar os moradores. Ninguém esqueceu. Nosso agradecimento será eterno a cada um que deu sua contribuição”, destacou o prefeito Reinaldinho.

Durante o evento, secretaria Natália também anunciou a implantação de um projeto inovador de gestão de riscos no Litoral Norte, como resultado de um acordo de cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag). O objetivo é aprimorar a gestão de riscos e desastres relacionados a fenômenos geodinâmicos e hidroclimáticos na região.

‘O projeto será financiado pelo BID, com um repasse de US$ 450 mil (equivalente a R$ 2,5 milhões), e abrangerá Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Com duração de 24 meses, inclui a construção de um inventário sobre eventos e desastres já ocorridos, mapeamento de riscos de escorregamento e inundação regional e carta de vulnerabilidade e risco para áreas residenciais, comerciais e de serviços”, explicou a secretária.

“Ainda serão identificadas as intervenções estruturais necessárias e elaborados Planos Municipais de Redução de Risco, com capacitação das equipes municipais. O projeto também inclui a instalação de sistemas de alerta e monitoramento e o treinamento da população para situações de emergência”, finalizou ela.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias