Praias no Litoral Norte de SP podem desaparecer com Erosão Costeira

org_7755851dfa644af5_1607530118000-scaled

Henrique Martins

As cidades São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba tem praias ameaçadas pelo avanço do mar. O estudo “Mapa de Risco à Erosão Costeira do Estado de São Paulo”, produzido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) em 2017, traça um panorama sobre a erosão no litoral paulista.

O levantamento identifica os principais desafios e medidas necessárias para enfrentar o problema, causado pela ocupação irregular da orla e por fatores naturais, como a elevação do nível do mar e as mudanças climáticas.

Segundo o Mapa de Risco, diversas praias no Brasil sofrem com o avanço do mar, exigindo ações de recuperação ou contenção.

Apesar do tema ser amplamente estudado por instituições de Geociências, as políticas de planejamento e gestão costeira ainda incorporam pouco desse conhecimento. Como resultado, recursos públicos são aplicados em obras de engenharia que, em alguns casos, acabam intensificando a erosão, aponta o estudo.

Veja as praias mais ameaçadas do Litoral Norte na seguinte imagem:

Eduardo Hipólito do Rego é advogado, mestre em Direito Ambiental e especialista em ecossistemas litorâneos. Atua como professor universitário e integra comitês de gestão ambiental, contribuindo ativamente para o monitoramento e a preservação das zonas costeiras.

Ele explicou ao Jornal do Litoral que a erosão causa impactos ambientais, como a destruição de manguezais, e patrimoniais, ao comprometer infraestruturas urbanas. Em algumas regiões, há também a progradação, que é o acúmulo de sedimentos, alterando a geografia das praias.

“A contenção da erosão costeira exige intervenções estruturais, como barreiras e obras. Um exemplo crítico ocorre na praia do Massaguaçu, onde a erosão chegou a destruir parte da rodovia Rio-Santos. Obras emergenciais foram realizadas ao longo dos anos, e uma intervenção mais robusta há alguns anos tem evitado novos danos. Outras estratégias, como o engordamento artificial de praias, foram adotadas em locais como Balneário Camboriú, mas sem o efeito esperado e com impactos negativos. Em São Sebastião, um condomínio precisou erguer uma estrutura de contenção tão grande que se destaca na paisagem, evidenciando o desafio de equilibrar proteção costeira e impacto ambiental.”

Eduardo também alerta que as prefeituras raramente contam com departamentos especializados em mudanças climáticas e que a resposta do poder público tem sido lenta. Para enfrentar a erosão costeira, seria essencial a criação de políticas públicas específicas e a presença de profissionais dedicados ao tema, garantindo um planejamento eficiente para mitigar os danos ambientais.

Mais informações sobre o tema podem ser obtidas no site: https://www.infraestruturameioambi­ente.sp.gov.br/institutogeologico/2012/03/mapa-de-risco-a-erosao-costeira-no-litoral-paulista/

Foto: Obra de contenção realizada na rodovia Manoel Hipólito do Rego, na praia do Massaguaçu em Caraguatatuba.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam