A temporada de cruzeiros 2024/2025 em Ilhabela já entrou para a história como a maior dos últimos anos em quantidade de passageiros. Ao todo, foram 66 escalas de outubro de 2024 até o fim de abril deste ano, com um impacto estimado de mais de R$ 110 milhões na economia local. O prefeito Toninho Colucci comemorou os resultados e destacou o papel estratégico do setor para o desenvolvimento do município.
No último final de semana, a cidade recebeu duas escalas extras do navio Costa Diadema, que pernoitou em Ilhabela. A inclusão dos novos roteiros foi anunciada após a participação do prefeito na 40ª Seatrade Cruise Global, maior evento do setor de cruzeiros no mundo, realizado em Miami (EUA). Ilhabela integrou o estande oficial do Brasil, a convite da Embratur, reforçando sua posição como destino internacional.
“A recepção para Ilhabela na Seatrade foi impressionante. A cidade deve manter um número semelhante de escalas para a próxima temporada e isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Toninho Colucci. “Seguimos comprometidos com o turismo como motor da nossa economia.”
De acordo com dados da Clia Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto de cada passageiro nos destinos é de cerca de R$ 600. O valor movimentou diversos setores da economia local, como gastronomia, comércio, transporte, artesanato e turismo receptivo.
O prefeito também adiantou que a agenda para o próximo ano já está em construção. “Mesmo com a concorrência de outros destinos internacionais, Ilhabela é destaque pela estrutura e acolhimento. Estamos trabalhando para garantir bons resultados também para a temporada 2025/2026”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Harry Finger, também avaliou a temporada como extremamente positiva. “Vivemos um dos melhores momentos do setor no país. Além da promoção em feiras e negociações com armadoras, Ilhabela investe continuamente na qualificação dos serviços e na conservação dos atrativos. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência cada vez mais completa para quem nos visita.”
Com os atuais números, Ilhabela é consolidada cada vez mais como um dos principais destinos de cruzeiros do Brasil, mantendo o turismo como protagonista na geração de empregos e renda para a população.