A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), entregou nesta terça-feira (17) a Clínica Médica 1, do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), após obras de reforma e ampliação. A cerimônia de descerramento da placa e entrega do setor reuniu autoridades públicas e funcionários do hospital.
O diretor técnico do HCSS, Ramon Ramos, agradeceu o empenho de todos os setores da administração que participaram do projeto. “A Clínica Médica 1 é essencial para o fluxo de pacientes do município, a porta de entrada do hospital aos pacientes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do hospital de Boiçucanga (Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul/HCSS- CS), além das transferências intermunicipais”, disse Ramon Ramos, destacando os pontos positivos do setor, que vai proporcionar o aumento no número de leitos disponíveis.
Com a reestruturação do espaço, o setor contará com aumento em sua capacidade de atendimento, que vai beneficiar diretamente a qualidade de assistência, além do fluxo regulatório de leitos e uma nova disposição física dos leitos para garantir mais conforto aos pacientes. O novo equipamento de saúde do HCSS também foi pensado para garantir uma resposta mais eficiente as demandas urgentes e reguladas do sistema de saúde.
O diretor clínico do hospital, Lucas Campos, considera a abertura do novo setor uma grande vitória da saúde pública.
“Vamos contar com uma estrutura de ponta, um serviço de primeiro mundo. Temos de agradecer a toda equipe que faz parte e atua diretamente nesse trabalho”, disse Campos.
O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, disse que a entrega da Clínica Médica 1 faz parte de um conjunto de investimentos voltados a modernização da rede hospitalar.
“Estamos fortalecendo nossa rede de saúde, requalificando espaços essenciais como este que representam o primeiro contato de muitos pacientes com o sistema hospitalar”, disse o prefeito. “Essa entrega significa mais dignidade, estrutura e eficiência para o cidadão”, completou o prefeito Reinaldinho.
A nova clínica é considerada a porta de entrada do hospital para a admissão de pacientes externos, casos provenientes do Hospital de Boiçucanga, da UPA de São Sebastião e de transferências intermunicipais, nas quais o município atua como referência regional. A reforma modernizou as salas, com novos equipamentos, ar condicionado e leitos confortáveis aos pacientes.
A estrutura conta com cinco leitos de emergência adulto (sala de estabilização), dois leitos de estabilização infantil, sete leitos de enfermaria adulto, um leito de isolamento e uma sala de hemodiálise exclusiva para pacientes internados.
O interventor do HCSS e presidente da Fundação de Saúde Pública do município, Carlos Craveiro, disse a entrega da Clínica Médica 1 marca um dia esperado por todos os profissionais da área na cidade. “Só agradecer a vocês todos, primeiramente ao prefeito, que hoje está podendo entregar esse setor e a todos que direta ou indiretamente neste projeto”.
Assim como Carlos Craveiro, a secretária de Saúde Laysa Pires também acompanhou de perto toda a realização da Clínica 1. Ela disse que é uma satisfação poder entregar o equipamento público, um projeto pensado pelo prefeito Reinaldinho Moreira, que na época era secretário da pasta. “Lembro que ao assumir o prefeito me designou essa missão. Quando constatamos que precisava de uma reforma foi feita uma reforma como um todo, e valeu a pena esperar: é um local que foi todo estruturado para que possamos oferecer ao nosso paciente o melhor atendimento possível”, destacou a secretária.