O diretor e coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo Cardoso dos Santos, foi um dos homenageados com a ‘Medalha da Defesa Civil do Estado de São Paulo, entregue nesta semana no Palácio dos Bandeirantes, na capital. A condecoração destina-se a pessoas físicas ou jurídicas que tenham colaborado de forma expressiva em ações do órgão.
A medalha foi entregue ao diretor pelas mãos do governador Tarcísio de Freitas. “Foi muito gratificante receber essa honraria, mas lembramos que fazemos um trabalho onde a Defesa Civil somos todos nós”, disse Ricardo Santos que há 9 anos está à frente da Defesa Civil de São Sebastião, destacando-se pelos trabalhos realizados durante o evento climático de 19 de fevereiro de 2023, pelas ações de apoio ao Rio Grande do Sul e por tudo que vem construindo com responsabilidade, parcerias sólidas e compromisso inabalável com a proteção da população.
Obras
Na mesma data, o governo do Estado de São Paulo firmou convênios com municípios para a realização de obras de infraestrutura e aquisição de viaturas de Defesa Civil, bem como inaugurou obras que ampliam a capacidade de resposta a desastres e emergências em todas as regiões do Estado.
No caso de São Sebastião, a Defesa Civil local recebeu a placa da contenção realizada na Rua Lontra, em Cambury, na Costa Sul, com recursos estaduais.
Foram inauguradas 30 obras, que somam R$ 33,4 milhões em recursos. As intervenções foram realizadas em áreas vulneráveis e têm como foco a prevenção e a redução de riscos, contribuindo diretamente para a segurança das comunidades e a proteção de vidas.
“O trabalho da Defesa Civil é realizado em conjunto entre o Estado e os municípios. Tenho de agradecer a esse grande sistema, que se apoia em um trabalho de vocação, apaixonado e silencioso. Falamos tanto sobre as obras grandes, como as linhas de trem e metrô, mas, muitas vezes, as intervenções mais importantes para os municípios são menores, como pontes e ligações que garantem o direito de ir e vir do cidadão”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.