Colucci fala sobre educação, segurança e futuro político em entrevista ao “Aqui Comunidade”

Colucci fala sobre educação, segurança e futuro político em entrevista ao Aqui Comunidade

Henrique Martins

 

Na manhã desta segunda-feira (7), o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, participou do programa Aqui Comunidade, em uma entrevista conduzida pelo jornalista Lino Bispo. Em seu quarto mandato à frente do Executivo municipal, Colucci falou sobre sua trajetória política, os desafios da gestão pública e as principais prioridades para Ilhabela e região.

Formado em Odontologia pela Unesp em São José dos Campos, Colucci destacou a importância de sua formação profissional e a experiência adquirida durante 23 anos na Polícia Militar para sua atuação política e administrativa. “A política sempre esteve na minha vida, desde a faculdade”, afirmou, lembrando-se da época em que presidiu o Centro Acadêmico e o Diretório Central da Unesp.

Educação

Em relação a Ilhabela, o prefeito ressalta que a educação é prioridade em sua gestão e relata avanços significativos no setor.

“Como prefeito, implantei duas escolas cívico-militares municipais que atendem do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Quando assumi, a prefeitura era responsável apenas do quinto ao oitavo ano. Hoje, cuidamos de toda a educação fundamental, desde a pré-escola até a nona série. Além disso, contamos com o ensino técnico, por meio da nossa IETEC, que é da prefeitura.”

Segundo ele, embora o modelo cívico-militar tenha sido inicialmente recebido com receio por parte da população e dos professores, hoje é um sucesso. Há fila de espera para matrículas e grande interesse dos docentes em atuarem nessas unidades. Ele acrescenta que a inauguração de uma terceira escola cívico-militar está prevista para o próximo ano.

Desafios em comunidades isoladas

O prefeito Toninho Colucci relatou os desafios enfrentados pelas comunidades mais isoladas de Ilhabela, como as ilhas de Vitória e Búzios, que juntas abrigam menos de 300 moradores. Mesmo com a baixa densidade populacional, o município mantém escolas ativas nessas regiões, com turmas reduzidas. “Inaugurei recentemente uma escola com apenas seis alunos”, destacou o prefeito.

Também apontou as dificuldades no abastecimento de água, especialmente na Ilha de Vitória, onde as nascentes chegam a secar durante o inverno. Embora o fornecimento seja responsabilidade contratual da Sabesp, a prefeitura frequentemente precisa intervir para atender a população. “Chegamos a atravessar o canal com 12 mil litros de água. O tempo virou e tivemos que jogar quase toda a carga no mar para não afundar com o barco”, contou.

Colucci também criticou a burocracia ambiental que, segundo ele, impede melhorias urgentes na infraestrutura dessas regiões. Um exemplo citado foi a demora de quatro anos para conseguir a licença de construção de uma escola em Castelhanos. “A licitação estava feita, o recurso garantido, e mesmo assim não conseguíamos começar a obra por falta de autorização da CETESB. E o projeto previa cortar, no máximo, dez árvores”, afirmou Colucci. Ele destacou que a nova escola deve ser entregue até o final do ano. Enquanto isso, os alunos seguem estudando em prédios alugadas e adaptados.

Segurança

Atualmente presidindo o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, Toninho Colucci destacou que a principal prioridade atualmente é a segurança pública. Segundo ele, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira tem um dos maiores índices de criminalidade do estado. Em contrapartida, Ilhabela registra o menor.

“Por ser uma ilha, o controle é mais fácil. Além disso, tenho 23 anos de experiência como oficial da Polícia Militar, e levei esse aprendizado para a administração pública”, afirmou.

O foco da gestão regional é o projeto Muralha Paulista, com apoio do governador Tarcísio de Freitas. “Ele destinou recursos e já iniciamos a licitação para integrar o sistema de segurança das 39 cidades. Não adianta uma cidade ter um bom sistema se a vizinha não tiver. O crime migra”, explicou. O objetivo é criar um monitoramento unificado entre os municípios, com implantação prevista para 2025 ou início de 2026.

Futuro político

Questionado sobre a possibilidade de disputar uma vaga para deputado nas próximas eleições, o prefeito Toninho Colucci, afirmou que apesar do apoio de diversos colegas de partido, essa decisão ainda não está definida.

“Em 2018, fui candidato a deputado federal pelo PV e tive quase 31 mil votos. Foi uma experiência positiva, mas hoje estou focado na missão que a população me confiou com meu quarto mandato como Prefeito de Ilhabela”, afirmou.

Colucci destacou que o atual momento exige atenção especial à gestão municipal, especialmente diante da queda nos repasses de royalties e dos desafios orçamentários. “Tenho mais três anos e meio de mandato pela frente. Meu foco agora é seguir como prefeito e presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, implantando projetos importantes como a Muralha Paulista, voltada à segurança pública”, disse. Apesar de agradecer o apoio dos colegas de partido e não descartar uma futura candidatura a deputado, Colucci ressaltou que ainda é cedo para tomar qualquer decisão, afirmando que “ainda há muita água para passar debaixo da ponte” até 2026.

Turismo

Durante o encerramento da entrevista, o prefeito Toninho Colucci destacou a agenda turística de Ilhabela em julho e agosto. Ele ressaltou que a tradicional Festa da Tainha está em andamento no Mercado do Peixe e seguirá pelos próximos dois finais de semana. Na Praia Grande, entre os dias 11 e 13 de julho, ocorre um evento popular também dedicado à tainha.

“Há quinze dias tivemos o Festival da Sardinha, agora é a vez da tainha, e em agosto chega o mês do camarão, quando restaurantes e quiosques oferecem promoções especiais”, afirmou.

Anunciou também que nas duas últimas semanas de agosto, será realizado o Festival do Camarão na Vila, com barracas e atrações gastronômicas. O prefeito destacou ainda a 52ª Semana Internacional de Vela, que acontece em julho, e a chance de avistar baleias no canal. “É emocionante ver um mamífero de 15 toneladas fazendo acrobacias visíveis da terra. Quem quiser se aproximar pode embarcar com empresas especializadas ou no nosso Aquabus”, disse. Por fim, reforçou que, mesmo no inverno, Ilhabela tem clima agradável e atrações imperdíveis.

Imagem: Reprodução Youtube | Aqui Vale
Entrevista na integra: https://www.youtube.com/watch?v=ThO1IfTLtco&t=3354s

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam