Caraguatatuba foi selecionada para integrar o projeto Parceiros da Educação, iniciativa que busca elevar a qualidade do Ensino Fundamental por meio de estratégias baseadas em evidências e análise estratégica de dados educacionais. A parceria, que terá duração de cinco anos, abrange todas as escolas municipais de Caraguatatuba que possuem turmas do 1º ao 9º ano.
Além de promover a formação integral dos estudantes da rede pública e fortalecer a aprendizagem, o projeto estimula a colaboração entre sociedade civil, escolas e secretarias de educação. O objetivo é ampliar o aproveitamento escolar, garantir ensino de qualidade e contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais. A Parceiros da Educação é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos.
O acordo estabelecido com Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, tem como principais metas garantir a alfabetização na idade certa, assegurar que os alunos aprendam de acordo com a série, manter a frequência escolar, prevenir a evasão e promover a equidade entre estudantes e unidades escolares.
“Há 21 anos, a Parceiros da Educação trabalha para que a educação pública do Estado de São Paulo seja a melhor da América Latina até 2040. Em Caraguatatuba, vamos desenvolver um trabalho focado no estudante e na equidade do sistema”, destacou Rafael Machiaverni, diretor-geral da Parceiros da Educação, durante o evento de assinatura da parceria com o governo municipal, que também contou com a presença do prefeito Mateus Silva e da secretária de educação, Roseli Morilla.
O processo para adesão da cidade ao programa incluiu videoconferências de seleção, visita técnica, reunião no gabinete do prefeito e visitas às escolas municipais, resultando na aprovação oficial de Caraguatatuba.
Entre as próximas etapas estão a aplicação de avaliações diagnósticas para alunos do Ensino Fundamental I e II, um encontro entre as redes de ensino participantes do programa, o planejamento estratégico para o ano de 2026 e ações de preparação para avaliações nacionais.