Os 13 delegados titulares, 13 suplentes, que foram eleitos na Conferência Municipal das Cidades, realizada em abril deste ano em Caraguatatuba e membros da Comissão Organizadora, receberam certificado pela participação e contribuição ao município, na realização do evento e propostas elaboradas nos cinco eixos, Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes e Transformação Digital Governança e Participação Social.
A cerimônia foi realizada na Videoteca Lúcio Braun, na qual também foi anunciada e comemorada a eleição de dois delegados na Conferência Estadual das Cidades, nos dias 27 e 28 de junho, Cássia Gonçalves, vereadora, e José Américo Alves Salvador Filho, professor do Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguatatuba, e Coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CEPIN-CIS). Ambos devem representar a região na Conferência Nacional que será realizada em Brasília, no mês de outubro.
“Fico muito feliz em poder contribuir, representando todos os colegas vereadores e vereadoras nas Conferências das Cidades, onde o intuito é promover um espaço de debate democrático, no qual poder público e sociedade civil podem debater propostas que visam à formulação de políticas públicas de desenvolvimento urbano sustentável, com inclusão e justiça social”, disse Cássia Gonçalves.
Para o professor José Américo, participar da Conferência das Cidades foi uma oportunidade de aproximar o conhecimento acadêmico das necessidades reais da população. “Como representante do Instituto Federal, pude contribuir com propostas baseadas na ciência, na inovação e na escuta das pessoas, para construir cidades mais justas e sustentáveis”, avaliou.
A secretária de Governo, Eloíza Andrade Antunes de Oliveira, destacou que os delegados de Caraguatatuba concorreram com outros 200 representantes de municípios paulistas na 7ª Conferência em São Paulo, que reuniu cerca de duas mil pessoas.
“Só temos a agradecer aos delegados titulares e suplentes pela contribuição na Conferência Municipal, onde foram apresentadas propostas para uma cidade melhor e pela defesa destas proposições, feita com muita determinação e firmeza, em São Paulo, o que resultou na eleição de dois representantes de Caraguatatuba, que estarão na Conferência Nacional das Cidades, em outubro, em Brasília”, declarou a secretária de Governo.
Ao entregar o certificado a cada um dos presentes, o prefeito Mateus Silva agradeceu servidores municipais, secretários, adjuntos, diretores, representantes do legislativo e da sociedade civil pela realização da 1ª Conferência das Cidades de Caraguatatuba e pelo trabalho feito em São Paulo, na etapa estadual.
“Todos vocês somam ao trabalho da nossa gestão em proporcionar qualidade de vida e bem estar para à população e somam nesse planejamento de futuro, que nós queremos para nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Propostas
As propostas aprovadas para cada um dos cinco eixos foram 1 -Habitação e Urbanismo: criação de 15 parques lineares conectando bairros e rios, com função de lazer e drenagem urbana. 2 – Infraestrutura e Mobilidade: implantação de transporte coletivo com micro-ônibus elétricos; estudos sobre sistemas sobre trilhos, aquaviários e aeroviários. 3 – Meio Ambiente: instalação de ecopontos, formação de consórcio regional para tratamento de resíduos e programas de educação ambiental. 4 – Cidades Inteligentes: adoção de soluções baseadas na natureza para mitigação de riscos e desenvolvimento de aplicativo de vigilância comunitária. 5 – Governança e Participação Social: criação de comunidades para revitalização de áreas naturais e apoio às hortas comunitárias.
Delegados titulares e suplentes
Secretaria de Governo – Cauê Luan Rubio Beisiegel e Simone Pereira da Silva. Secretaria Municipal de Habitação – Fernanda de Andrade Cassiano e Lilian Domingos de Souza.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Pesca – Karina Araujo dos Santos Luis e Eduardo Duarte.
Secretaria Municipal de Urbanismo – Marina Araujo Poloni de Amaro e Camila Alves de Lima.
Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana – Cesar Eduardo Ferreira e Bruno do Prado Savassa.
Câmara Municipal de Caraguatatuba – Cássia Gonçalves de Jesus e Vilma Teixeira de Oliveira Santos.
Associação do Distrito do Porto Novo – ADPN – Claudio Benedito Guarnieri e Cecília Maria Guarnieri.
Instituto Mar Atlântico – IMA – Ytzak Ibne Kalech e Almeida Kathryn e Aline de Oliveira Barbosa.
Associação de Moradores do Jetuba, Massaguaçu e Região – AMBMAR Aldenice Laurentino Barbosa (“Denny”) e Cilmara Oliveira dos Santos. Empresariado Urbano – Oswaldo Lirolla Maciulateis Junior e Taize Regina Martins de Mesquita.
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – Aline Marques Analha e Renata Jussara Borges.
ONG Maranata Ecologia – Maria das Mercês Rojas Marin Serra e Fernanda Riccio Duarte.
Instituto Federal de São Paulo – José Américo Alves Salvador Filho Elaine Regina Barreto.