A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em parceria com os institutos Supereco, Argonauta e Baleia Jubarte, realiza nesta sexta-feira (15/8) mais uma ação de limpeza no Mangue do Colhereiro, no Centro. O ponto de encontro será ao lado do Bolsão de Embarque da Balsa e a atividade é aberta ao público, iniciando-se às 13h30.
O município possui cinco mangues principais na extensão de sua costa, sendo eles o da Enseada, Colhereiro, Araçá, Juquehy e Sahy, que desde 2017, mensalmente, recebem essas ações para manter o equilíbrio desse ecossistema. Somente no primeiro bimestre de 2025, já foram recolhidos 1.261 quilos de lixo nas regiões da Enseada, Colhereiro e Araçá.
O secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, Flávio Queiroz, explica que os manguezais são ambientes naturais de elevada diversidade biológica, atuando como refúgio e área de reprodução para inúmeras espécies de peixes, crustáceos, aves e vegetações típicas. Por tantas razões, Queiroz destaca a importância dessa ação para conscientizar a população sobre a riqueza dessa fauna e flora presente nos mangues.
“A poluição compromete o equilíbrio e a vitalidade desses ecossistemas. Iniciativas de preservação, fortalecidas pela parceria entre a Prefeitura e institutos como Argonauta, Baleia Jubarte e Supereco são essenciais para garantir a conservação e a recuperação dessas áreas tão valiosas para o meio ambiente”, enfatizou o secretário da Semam.
A Prefeitura segue com iniciativas contínuas com apoio de projetos que trabalham para a conservação dos manguezais, sempre visando o incentivo da participação de toda a comunidade na proteção desse ecossistema essencial.