A Prefeitura de São Sebastião foi uma das participantes do encontro ‘Justiça e Regeneração Ambiental – Encontro Jurídico Pós Tragédia em São Sebastião’, realizada na terça-feira (19/8) pelo Instituto de Conservação Costeira (ICC).
Estiverem presentes o secretário de Meio Ambiente, Flávio Queiroz, representando o prefeito Reinaldinho Moreira, e fiscais da pasta, mais o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, José Mauro Botelho.
O objetivo do encontro foi reunir especialistas para debater os caminhos da recuperação ambiental e social após a tragédia no Litoral Norte.
Além do secretário Queiroz, compuseram a mesa Fernanda Carbonelli, diretora executiva do Instituto Conservação Costeira; Vitor Hugo Aquino de Oliveira, juiz diretor do Fórum de São Sebastião; Filovalter Moreira dos Santos Júnior, defensor público de São Sebastião; Alfredo Luis Portes Neto; promotor de Justiça do Grupo de Ação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) de São Sebastião; Danilo Leme Souza, da Concessionária Tamoios; Graziela Santos, da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB) e Carina Dolabella Pereira, representante do Conselho de Mudanças Climáticas.
Por cerca de três horas, as autoridades jurídicas explanaram sobre as ações que tiveram, algumas no antes e o restantes no pós evento climático e que ainda seguem em andamento. O ICC apresentou o projeto Restaura Litoral, com a cobertura de sementes nas quase 700 cicatrizes deixadas pela Serra do Mar e ainda o andamento do projeto Escola Segura, desenvolvido com alunos de unidades escolares localizadas em áreas de risco da Costa Sul.
O secretário da Semam, Flávio Queiroz explicou que a gestão municipal está priorizando o ordenamento e a organização do município reforçando essa questão ambiental para evitar novas ocupações irregulares, tem sido parceira de outros órgão e atuante fortemente junto às comunidades.