Projetos de Escolas de Ilhabela são selecionados para Etapa Nacional da Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente

Projetos de Escolas de Ilhabela são selecionados para Etapa Nacional da Conferência Infanto Juvenil p

Dois projetos desenvolvidos nas Escolas Municipais Paulo Renato Costa Souza e Eva Esperança Silva foram selecionados para a Etapa Nacional da Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.

O Projeto “Camarão na Justiça Climática”, da Escola Paulo Renato Souza (Barra Velha), se destacou pelo trabalho desenvolvido com os estudantes e pela força de suas propostas.

A iniciativa, que integra o núcleo de ações do meio ambiente do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, foi construída ao longo de anos de ações coletivas que valorizam o protagonismo infantil e a conexão com o território.

Oficinas, visitas técnicas e atividades de campo, reunindo temas como conservação ambiental, observação de aves, análise de água e culinária foram alguns dos temas apresentados à comunidade por meio do projeto.

“Este projeto é a semente que vem sendo germinada há quase uma década neste território, representando todas as mãos que construíram e constroem a identidade da nossa escola”, destacou a equipe gestora.

O outro projeto selecionado foi da Escola Municipal Eva Esperança Silva (Água Branca) com o tema “Transformar para conservar: arte, ciência e sustentabilidade com o lixo escolar”.

“É importante que os alunos aprendam desde cedo a cuidar do meio ambiente. O projeto ajuda a entender como o lixo pode ser separado, reaproveitado e transformado em algo útil, como arte e adubo. Assim, os alunos desenvolvem consciência ambiental, criatividade e responsabilidade social”, disse a coordenadora da unidade, Renata Chacon, que comemorou a escolha da proposta.

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza, em especial, aos delegados Clarisse Moreira e Andrei Oliveira das unidades escolares e que representaram com brilhantismo a rede municipal e conduziram com dedicação esse processo de aprendizado e protagonismo juvenil.

 

Seleção

Nesta edição, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) foram desafiados a refletir sobre as mudanças climáticas e propor soluções para transformar sua realidade local.

Em todo o Estado de São Paulo eram 1.086 escolas concorrendo, sendo que apenas 120 foram selecionadas para etapa estadual. Destas, quatro foram do Litoral Norte e duas delas do município de Ilhabela, sendo a Escola Municipal Paulo Renato selecionada para a etapa nacional.

Agora, a equipe se prepara para a 6ª Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, que será em outubro em Brasília. O evento faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA).

“Que orgulho receber essa notícia e ver que um projeto de uma de nossas escolas participará entre os melhores do Brasil. Essa conquista é fruto de dedicação, criatividade e trabalho em equipe. Este reconhecimento reafirma que investir em educação de qualidade é investir em cidadãos conscientes, preparados e capazes de mudar o mundo para melhor”, ressaltou o secretário adjunto de Educação, Professor Diego Serena.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam