As doenças cardiovasculares (doença coronariana, hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e arritmias) correspondem a 30% da causa da morte entre os brasileiros.
De acordo com estudos e dados da Rede Brasil AVC não existe um número exato de brasileiros com sequelas de AVC, mas estima-se que entre 50% a 70% dos sobreviventes apresentam incapacidade motora, de fala e cognição.
“Saúde é uma construção. O exercício é parte fundamental para a saúde cardiovascular e também para evitar doenças crônicas como o diabetes tipo 2 e suas consequências”, afirmou o médico cardiologista, Renato Oliveira.
O médico abordou o assunto durante sua palestra “Exercício seguro como prevenção e tratamento”, na abertura da Semana das Deficiências, promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta segunda-feira (25).
O cardiologista disse ao público que ficasse atento a sintomas como falta de ar, dor no peito, palpitações, desmaio, fadiga excessiva, suor frio e tontura.
“Consultem o médico regularmente, mantenham o peso ideal e uma alimentação equilibrada, controlem a pressão arterial, glicemia e colesterol, evitem álcool e tabaco. Façam 150 minutos de atividade física por semana, pois melhora o sono, depressão, estresse e proporciona qualidade de vida”, disse Oliveira.
Em seguida, o educador físico, Thiago Intrieri, abordou o tema “O papel do exercício físico na prevenção de complicações secundárias em pessoas com deficiência”. O professor explicou a correlação entre atividade física, tempo da pessoa sentada e mortalidade e os benefícios das atividades leve, moderada e intensa de exercícios.
“Evitem o comportamento sedentário, pois isso gera perda de motivação e perda da autonomia. Busquem orientação de um profissional para fazer uma atividade física adaptada de acordo com a condição de vocês. Ganhar massa muscular é muito importante para manter a autonomia”, disse Intrieri.
Outros dois professores e educadores físicos que também integram o programa Inclusão em Movimento, Fernando Santos e Luiz Eduardo Bueno, também ressaltaram aos presentes sobre os esportes adaptados oferecidos no
município e o programa Praia Acessível, que funciona no Centro e oferece diversas atividades para pessoas com deficiência e idosos como banho de mar com cadeira anfíbia, caiaque, stand up, xadrez, dama, dominó, volei adaptado, frescobol, entre outros.
Edson José Maria, deficiente visual, usuário do Ciapi, prestou seu depoimento. “Faço dança, hodroginática e musculação no Ciapi e pratico natação e atletismo no Cemug e digo que praticar esportes mudou minha vida para melhor tanto fisicamente quanto mentalmente”, afirmou.
Abertura
A abertura da Semana de Prevenção às Deficiências foi realizada na segunda-feira (25), no Ciapi, no bairro Jardim Jaqueira, com a presença do prefeito Mateus Silva, a secretária da Sepedi Ivy Monteiro Malerba, e os presidentes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Alexandre Barroqueira, e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Lopes.
Na oportunidade, o prefeito ressaltou a importância do evento, agradeceu aos participantes e anunciou que o governo municipal vai estudar a isenção da tarifa de ônibus para pessoas a partir dos 60 anos. “Atualmente, a isenção vale para pessoas a partir dos 65 anos. Vamos avaliar o impacto da isenção nas contas do município para atender esse pedido antigo da população 60+”, declarou o prefeito.
A secretária da Sepedi agradeceu a parceria dos conselhos e o apoio do governo municipal na realização da Semana.
“Esse é um momento importante para trazer a conscientização sobre os impedimentos que estamos sujeitos com o envelhecimento em relação às questões física, intelectual e mental. Sobre a importância do pré-natal para evitar doenças congênitas, a relação do consumo de álcool e drogas e implicações para o feto, deficiências decorrentes do diabetes tipo 2 e hipertensão não controladas, enfim, cuidados que todos devem ter com a saúde. Que tenhamos uma produtiva e com muito aprendizado”, disse a secretária.
Programação
Dia 26 – Terça feira
14h – Workshop com a Rede Protetiva “O papel da Identificação Precoce de Vítimas de Violência e a Ficha de Notificação – Sinan como prevenção” (evento interno), com Cláudia Cristina Pires, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e equipe.
Local: Salão Sepedi
Dia 27 – Quarta-feira
Local: Unidades Básicas de Saúde – DIA “P” – Todos pela prevenção! (Aberto à comunidade)
UBS Jetuba
Tema: Avaliação dos Pés Diabéticos
Público-alvo: Pacientes com acompanhamento contínuo para controle do Diabetes Mellitus
Equipe: Enfermeiras e auxiliares de enfermagem, com apoio médico se necessário.
Ação: Avaliação e orientações preventivas para cuidados com os pés.
UBS Casa Branca
Tema: Saúde Materno-Infantil – Importância da Vacinação
Local: Sala de espera – 8h
Palestrantes: Enfermeiras Janaína Guedes Guarizi Pires e Carina Coelho da Silva
Público-alvo: Mães aguardando consultas
Ação: Abordagem sobre vacinas, prevenção de doenças/deficiências e verificação das carteirinhas.
UBS Massaguaçu/Tabatinga
Tema: Alimentação Saudável
Local: Tenda em frente à UBS
Ação: Orientações sobre alimentação saudável.
UBS Golfinhos
Ponto de aferição de pressão arterial – Padaria Golfinhos
Público-alvo: Pacientes hipertensos e diabéticos
Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia
UBS Jaraguazinho
Local: Padaria Capital – 9h
Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre hipertenção arterial sistêmica (HAS), Diabetes mellitus e importância da imunização.
UBS Rio do Ouro
Local: Sala de espera
Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre hipertenção arterial sistêmica (HAS), Diabetes mellitus e importância da imunização.
UBS Ademir Reis
Tema: Alimentação Saudável
Horário: 8h30
Ação: Roda de conversa com demonstração de alimentos saudáveis e não saudáveis
UBS Tinga
Local: Sala de espera
Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia.
Público-alvo: Pacientes hipertensos e diabéticos
UBS Sumaré
Ponto de aferição de pressão arterial – Pizzaria Siciliana
Público-alvo: Pacientes hipertensos e diabéticos
Dia 28 – Quinta-feira
13h30 – Programa Trânsito Legal e a Prevenção de Acidentes: Educação para um Futuro Seguro! (Evento interno)
Local: EMEFEBS Professor Ricardo Luques Samarco Serra
Dia 29 – Sexta-feira
9h – Palestra: “Envelhecer com Saúde: Prevenção de Deficiências e Manutenção da Autonomia” com o médico Márcio Taniguti – Geriatra (Aberto à comunidade)
10h30 – Oficina de Prevenção de Quedas com a Fisioterapeuta Aline Ferreira e Educador Físico Leandro Lopes e Testes Rápidos de Saúde com Universidade de Taubaté (Unitau). (Aberto à comunidade)
Local: Salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), Avenida Jorge Burihan, nº 30, bairro Jardim Jaqueira.