Programação do ABETA Summit 2025 apresenta encontros debates e formação técnica para fortalecimento do turismo de natureza no Brasil

54746779938_413ea6d94e_b

O ABETA Summit 2025 chega à sua 22ª edição com uma agenda robusta que alia conhecimento, prática, negócios e integração regional. De 3 a 6 de setembro, Caraguatatuba deve reunir mais de 400 especialistas, empresários e gestores públicos para debater os rumos do turismo de natureza no Brasil. 

Cada dia traz um eixo central — da discussão sobre mudanças climáticas e governança, até vivências em campo e oficinas técnicas — e reforçar o papel do evento na qualificação profissional e no desenvolvimento sustentável do setor no país, para estimular a profissionalização e apontar caminhos para um setor mais sustentável, seguro e competitivo.

Como o maior congresso de turismo de natureza do país, o objetivo do Abeta Summit é ser o ponto de encontro entre quem empreende, quem lidera e quem decide o turismo de natureza do Brasil, e ajudar a construir uma visão de futuro com base em dados, experiências reais e articulação concreta entre empresas, destinos e poder público. O momento é importante – segundo dados da Embratur, quase 6 milhões de turistas internacionais desembarcaram no país de janeiro a julho, um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2024, o maior volume já registrado no período.

“Nesse momento-chave do setor o Summit se propõe a deixar um legado de conhecimento técnico, fortalecimento de políticas públicas e integração entre empresários, gestores e especialistas em uma região com enorme potencial turístico ainda a ser desenvolvido, com exemplos que podem ser replicados em todo o território nacional”, afirma o diretor-executivo da Abeta, Luiz Del Vigna. 

Quinta-feira, 4 de setembro

Após a cerimônia de abertura e o evento de boas-vindas no dia 3, o primeiro dia de conteúdo abordará tendências globais e governança do turismo de natureza, com debates estratégicos sobre políticas públicas, mudanças climáticas, gestão de crises e  instrumentos práticos de gestão, reforçando a necessidade de um turismo resiliente e preparado.  

Destaques:

  • Palestra Magna – Turismo, Mudanças Climáticas e a COP30, com Jaqueline Gil, pesquisadora do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade da Universidade de Brasília: discute oportunidades e riscos para o legado brasileiro na agenda climática.

  • Painel – O Turismo e o Poder Legislativo: Jaime Prado, diretor de Relações Institucionais da Abeta; Leonardo Volpatti, especialista em relações governamentais; e Renata Mendes, diretora-executiva do Instituto Semeia, debatem marcos regulatórios e novas agendas.

  • BRAZTOA SEEDS – Do Desastre à Recuperação: experiências em Brumadinho, Capitólio e Serra Gaúcha trazem lições sobre resiliência em destinos afetados por crises ambientais. Com a Analista Master de Sustentabilidade na Vale, Daniele Teixeira, e o presidente do Conselho de Administração da GramadoTur, Enzo Arns.

  • Oficina Técnica – Equipamentos e Segurança: conduzida por Pedro Lacaz Amaral, aborda protocolos e os “10 essenciais” para guias e condutores.

  • Painel Técnico – Desenvolvendo Destinos de Natureza: desafios de equilibrar conservação ambiental, autenticidade cultural, com segurança e qualidade de serviços.

  • Painel – Turismo em Parques Naturais: cinco especialistas debatem ferramentas de uso público e gestão das unidades de conservação no Brasil

  • Encontros de Negócios: novidade neste ano conecta compradores e vendedores em rodadas de relacionamento estratégico.
  • ··.
  • Feira e Exposição (Re)Descobrindo o Brasil: mostra interativa de destinos, serviços e produtos turísticos aberta ao público.

Sexta-feira, 5 de setembro

O segundo dia de conteúdo trará experiências práticas e a integração de saberes, com a valorização do aprendizado em campo, com atividades de imersão em natureza, cultura e artesanato, reforçando o caráter formativo e territorial do evento, aproximando gestores, operadores e comunidade, e consolidando o Litoral Norte de São Paulo como referência em inovação e sustentabilidade. Seminários temáticos fortalecerão redes de cooperação.

Destaques:

  • Dia de Vida ao Ar Livre: visitas técnicas e oficinas vivenciais em trilhas, parques e comunidades locais.

  • Seminário Paulista de Trilhas: debate sobre integração de rotas e governança estadual.

  • Seminário de Turismo Náutico (evento paralelo): encontro para definir diretrizes nacionais do setor.

  • Encontro de Gestores Municipais de Turismo (evento paralelo): primeiro fórum nacional dedicado a gestores de destinos de natureza, em debate sobre estruturação e qualificação do turismo nas cidades, em parceria com ANSEDITUR.

  • Exposição (Re)Descobrindo o Brasil: segue aberta ao público, ampliando a conexão com a comunidade.

Sábado, 6 de setembro

O último dia do Abeta Summit será voltado para a profissionalização do setor, com oficinas técnicas que trarão conteúdos aplicáveis diretamente às operações de empresas, guias e gestores, além de promover a aproximação com dados de mercado e tendências globais.

Destaques:

  • Oficina – Capacitando Consumidores: mudanças no perfil do turista de aventura, segurança, riscos, como identificar uma empresa idônea, a importância do seguro e outros fatores. Com Ricardo Roitburg, do Senac de São Paulo.

  • Painel – Como prevenir acidentes em turismo de aventura e ecoturismo: apresentação do programa Aventura Segura, iniciado em 2006 em parceria entre a ABETA, o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional; protocolos e políticas de prevenção. Com Rafael Ferreira Costa, analista ambiental do ICMBio.

  • Palestra – Como financiar o turismo de aventura no Brasil: com Fernando Henrique de Souza, pós-doutor em serviços ambientais pela ESALQ-USP

  • Painel – Comunicação em Tempos de Crise: estratégias para proteger marcas com transparência, com a vice-presidente da ABETA, Fernanda Dornelles, e Carla Lins e Jerônimo Rubim, jornalistas da Agência Atré.

  • Palestra – Qual o tamanho do mercado de turismo de aventura no Brasil e no mundo?: insights da ABETA em parceria com a ATTA.

  • Oficina de capacitação – Como prevenir acidentes em turismo de aventura e ecoturismo

  • Rodas de Prosa: turismo de base comunitária, observação de vida silvestre, astroturismo, ciência e conservação.

  • Palestras temáticas: natureza, saúde e biodiversidade; financiamento do turismo de natureza; e inovação em experiências.

A programação completa está no site: https://abetasummit.com.br/abeta-summit-2025/programacao-2025/

Serviço

O quê: Abeta Summit 2025

Quando: 3 a 6 de setembro

Onde: Praça da Cultura, em Caraguatatuba (Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 – Centro)

Mais informações: www.abetasummit.com.br

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/abeta-summit-2024-21-congresso-brasileiro-de-ecoturismo-e-turismo-de-aventura/2422335 

Sobre a Abeta

Criada em 2004, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Atualmente, são 116 empresas com sedes em 20 Estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de turismo, ecoturismo e turismo de aventura. Dentro do seu escopo de atuação, a Abeta possui um calendário de eventos e projetos, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento no segmento. Dentre os destaques quando o assunto são encontros voltados aos profissionais do setor estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit, que a cada ano ocorrem em cidades diferentes, como forma de reforçar a riqueza natural do país para o turismo. 

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam