Unidade vai beneficiar pacientes que antes precisavam se deslocar para outras cidades
Henrique Martins
Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito Reinaldinho Moreira realizou a inauguração oficial da nova clínica de hemodiálise. O evento, carregado de emoção, reuniu dezenas de moradores, autoridades políticas e representantes religiosos, celebrando uma conquista aguardada há anos pelos pacientes que dependem desse tipo de tratamento. A unidade recebeu o nome de Clínica de Hemodiálise Luzia Peixoto Gandra da Silva, em homenagem a uma moradora que lutava pela criação do espaço, mas faleceu antes de presenciar sua concretização.
Estiveram presentes o prefeito Reinaldinho Moreira, o vice-prefeito Reis, a secretária municipal de Saúde, Laysa Pires, o presidente da Câmara Municipal, Edgar Celestino, além de grande parte dos vereadores e secretários das demais pastas.
A cerimônia teve início com orações e bênçãos de líderes religiosos da comunidade. Em seguida, o prefeito Reinaldinho Moreira fez um discurso emocionado e relembrou o esforço da gestão municipal para concretizar o projeto, que envolveu desafios técnicos, burocráticos e financeiros. Ele contou que a luta pela clínica teve início há cerca de três anos e meio, ainda antes de assumir o cargo de prefeito.
Reinaldinho afirmou que a clínica representa uma mudança significativa na vida de muitas pessoas em São Sebastião, especialmente daquelas que dependem do tratamento. Disse ainda que foram muitas as cobranças da população e também uma forte autocobrança da própria administração, mas que finalmente foi possível entregar um espaço digno e alinhado ao cuidado com a população.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, destacou a importância da nova unidade e o impacto direto na qualidade de vida dos pacientes.
“Hoje podemos ver e sentir que estamos no caminho certo. Porque a certeza de que estamos fazendo o melhor vem quando ouvimos a dor dessas pessoas, que antes precisavam enfrentar o trânsito, o calor, a chuva e até mesmo as dificuldades da alta temporada para fazer o tratamento em Caraguatatuba. O prefeito foi sensível a essa dor. E é isso que vejo em cada membro da equipe da Saúde: sensibilidade para olhar além das palavras”, afirmou a secretária.
O vice-prefeito, o presidente da Câmara, os filhos da homenageada que dá nome à clínica e uma das pacientes que será beneficiada também discursaram durante a cerimônia. Todos reforçaram a importância da nova unidade para a cidade e agradeceram ao prefeito pelo empenho em torná-la realidade para a população.
A clínica conta com três médicos nefrologistas, equipe multidisciplinar com assistente social, psicólogo, nutricionista, enfermeiros, além de cerca de 30 máquinas de diálise, dois consultórios, recepção, setor administrativo, sala de emergência, sala de reuso e uma Sala Amarela para casos de hemodiálise hepática.
O tratamento de diálise é vital para pacientes com insuficiência renal, substituindo funções essenciais dos rins e permitindo que sobrevivam com mais conforto, dignidade e esperança. Sem ele, ou sem um transplante, a doença é fatal. Com equipamentos modernos e equipe multiprofissional especializada, a clínica foi projetada para oferecer até 150 atendimentos diários e já inicia as atividades atendendo 25 pacientes por mês vindos da Costa Sul e até outubro deve chegar a pacientes que hoje dependem desse serviço na cidade.
O espaço também está preparado para atender por convênio e particular, ampliando a assistência para turistas e familiares que antes evitavam permanecer no município pela ausência do serviço.
Durante a cerimônia, a emoção tomou conta do público com depoimentos como o da paciente Sílvia Kamar, 62 anos, que há cinco anos enfrenta a rotina da hemodiálise: “É muito difícil esse deslocamento. A gente sofre não só fisicamente, mas emocionalmente. Hoje é um dia que vai mudar a vida de todos nós. É uma conquista que traz dignidade e esperança”, afirmou.
Visivelmente emocionado, o prefeito Reinaldinho Moreira destacou o significado da conquista.
“Essa clínica não é apenas um novo serviço de saúde, é o símbolo de que São Sebastião valoriza a vida. Sempre me angustiou ver pacientes saindo de Boraceia de madrugada e retornando só à tarde, exaustos. Hoje oferecemos proximidade, conforto e, acima de tudo, vida. Com equipamentos modernos e uma equipe qualificada, São Sebastião dá um passo histórico na saúde”, afirmou o prefeito.
Homenageada
O espaço recebeu o nome da munícipe Luzia Peixoto Gandra da Silva, que não resistiu às complicações da insuficiência renal, mas se tornou símbolo de luta e inspiração para que o serviço se tornasse realidade. O prefeito lembrou da trajetória da homenageada. “Dona Luzia foi inspiração para todos nós. Ela sonhou com esse dia, lutou ao nosso lado quando eu ainda era secretário de Saúde. Hoje, eternizamos seu nome como símbolo dessa conquista”.
O filho, Robson Gandra, emocionado, afirmou que “minha mãe estaria radiante com essa conquista. Ver o nome dela neste espaço é uma honra imensa e um reconhecimento da luta de tantos”.
Sob a coordenação do médico nefrologista Osvaldo Theodoro da Paz, a clínica inicia suas atividades já preparada para expandir gradativamente os atendimentos e transformar a rotina dos pacientes renais do município.
Para o prefeito, a inauguração significa muito mais que um novo serviço.
“Não se trata apenas de um tratamento, mas de devolver qualidade de vida e permitir que as pessoas vivam com mais leveza e esperança”.
Com a inauguração da Clínica de Hemodiálise, São Sebastião dá um passo histórico na saúde pública, transformando sofrimento em esperança e reafirmando o compromisso da atual gestão em cuidar da vida de quem mais precisa.