Prefeitura de Ilhabela comemora sucesso de mais uma edição da Balada Surda

Prefeitura de Ilhabela comemora sucesso de mais uma edição da Balada Surda (3)

Evento reuniu autoridades, pessoas com diferentes graus de surdez e simpatizantes durante experiência sensorial de inclusão e diversidade.

 

O último domingo (28) foi marcado por emoção, representatividade e muita vibração com a realização da 4ª edição da Balada Surda – Uma Experiência Sensorial, no Espaço Galpão das Artes, na Cocaia.

O evento reuniu pessoas com diferentes graus de surdez e ouvintes em um ambiente de interação e celebração da diversidade cultural da comunidade surda.

Estiveram presentes o prefeito Toninho Colucci; o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Alessandro Abençoado; a secretária adjunta de Desenvolvimento e Inclusão Social, Cidinha Piedade; e o vereador Anísio de Oliveira.

“Ficamos felizes em poder atender à comunidade surda de Ilhabela, com os trabalhos de inclusão que temos feito por meio da secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social”, destacou Colucci.

Mais do que uma festa, a Balada Surda proporcionou uma experiência única: a música foi sentida pelo corpo, por meio das vibrações das batidas que se propagavam pelo chão e pelo ar. A ambientação sensorial contou ainda com luzes, aromas e uma cabine fotográfica que garantiu momentos de descontração e lembranças para o público.

As atrações musicais da noite ficaram por conta da Banda 40 Graus e do DJ Japs, que adaptaram suas apresentações para dar destaque aos sons graves e para ampliar a percepção das vibrações.

Com o objetivo de garantir a acessibilidade e promover a interação entre surdos e ouvintes, o evento contou com a atuação de três intérpretes de Libras que se revezaram entre o palco, o salão e a recepção.

Uma das novidades desta edição foi a Exposição Fotográfica Surdotopia, que apresentou registros das edições anteriores da Balada Surda. As imagens celebraram a cultura surda, a visualidade expressa pela Língua de Sinais e o direito à diversidade em todas as suas formas.

Integrada à programação dos 220 anos de Ilhabela e em referência ao Dia do Surdo, celebrado em 26 de setembro, a Balada Surda reforça o compromisso do município com a inclusão, com a acessibilidade e com a valorização das diferenças.

Compartilhe nas Redes Sociais