A Marinha do Brasil e a Defesa Civil emitiram um alerta para a formação de fortes ventos na área costeira entre Paranaguá (PR) e Arraial do Cabo/RJ, abrangendo todo o Litoral Norte.
Para essa terça-feira (07), a atuação de uma frente fria que avança da região sul do Brasil em direção à região sudeste, pode criar instabilidade trazendo chuvas fracas isoladas durante o período da tarde e rajadas de vento de até 60km/h, predominantemente de noroeste.
A condição se mantém por toda a semana, incluindo os alertas de vento forte e agitação marítima, até o final da passagem da frente sobre a região. Também pode ocorrer a queda de temperaturas em função da entrada de ar frio e da ocorrência de precipitação.
Para quarta-feira (8/10) essa condição se mantém com chance de pancadas de chuva isoladas durante todo o dia, com a possibilidade de raios e rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, predominantemente de leste.
Entre quinta (9) e sexta-feira (10), serão registrados os maiores acumulados de precipitação da semana, podendo ser superiores a 10 milímetros, com possibilidade de raios isolados e rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, predominantemente de sudeste.
A orientação da Defesa Civil e da Marinha é para que navegantes, comunidades de pesca e esporte consultem as informações meteorológicas antes de saírem ao mar. Caso sejam pegos no mar durante a virada do tempo, devem procurar abrigos até que seja seguro o retorno.
Moradores e turistas da região devem evitar a prática de esportes marítimos, como surfe, windsurfe e kitesurfe, e tenham cuidado ao pescar.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
No sábado (11), a tendência é de que a frente fria comece a se distanciar da região, mas ainda com chance de pancadas de chuva fraca, principalmente no período da tarde e vento forte.