Vigilância Sanitária de Caraguatatuba descarta mais de 100 litros de bebidas sem procedência após fiscalização

54837295608_699a0457ac_b

A equipe da Vigilância Sanitária de Caraguatatuba realizou a fiscalização em 16 estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no município na última semana, entre os dias 2 e 5 de outubro. A operação, realizada em conjunto com a Secretaria de Urbanismo e a Polícia Militar, resultou na inutilização e descarte de mais de 100 litros de bebidas sem procedência.

A medida buscou prevenir e combater a comercialização de bebidas adulteradas ou clandestinas, com a atenção dos agentes voltada ao risco do consumo de produtos irregulares.

A medida também está alinhada às recomendações do Governo do Estado de São Paulo, que alerta para os perigos do metanol, substância altamente tóxica utilizada em solventes industriais e combustíveis, que pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas.

A intoxicação por metanol é grave e pode causar cegueira permanente e até morte. De acordo com as orientações estaduais, os sintomas iniciais, que podem surgir até seis horas após a ingestão, incluem sonolência, falta de coordenação motora, tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e queda de pressão arterial. Entre seis e 24 horas após o consumo, podem ocorrer visão turva, sensibilidade à luz, perda da percepção de cores, convulsões e coma.

Em alerta aos casos recentes, e como parte das ações de prevenção, os profissionais da Vigilância Sanitária do município participarão, nesta terça-feira (7), de um treinamento nacional on-line sobre identificação de bebidas falsificadas, promovida pela Associação brasileira de bebidas (Abrabe), Procon Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor – Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O curso será realizado das 13h30 às 17h e integra as medidas de capacitação técnica voltadas à segurança alimentar e proteção da saúde pública.

Ação da Secretaria de Urbanismo

A operação em bares e adegas ainda resultou em cinco estabelecimentos comerciais fechados por funcionamento irregular, fora do horário permitido, ou com a documentação incompleta, irregular. Os agentes atuaram em conjunto com a Vigilância Sanitária de quinta (2) a sábado (4).

A medida compete à Secretaria de Urbanismo, que faz cumprir as determinação do Código de Posturas do município, Lei Nº 1.144/80, atualizada pela Lei Complementar Nº 127/23.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam