O grupo Sianinhas, formado exclusivamente por mulheres de São Luiz do Paraitinga, realiza o pré-lançamento do álbum “Marear”. A circulação de shows, que começou na cidade natal das integrantes, agora se encerra em Ilhabela, no dia 24 de outubro, sexta, às 20h, na praça das Bandeiras.
A cidade de São Luiz do Paraitinga sempre se destacou pelas inúmeras manifestações artísticas e culturais ao longo de sua história. Seja pelo famoso Carnaval de marchinhas, desde a década de 1980, pela grandiosa festa do Divino Espírito Santo, com mais de dois séculos de existência, ou pelo incentivo às culturas populares e o orgulho próprio pela cultura local. Verdadeiro celeiro de músicos e compositores, ainda era inédito o aparecimento de um grupo formado exclusivamente por mulheres, até o aparecimento das Sianinhas, em 2014. Agora, o grupo realiza o pré-lançamento do seu segundo álbum, Marear, com uma circulação de shows que se encerra em Ilhabela, dia 24 de outubro, às 20h, na praça das Bandeiras, integrando a programação da FLAI – Feira Literária de Aventura de Ilhabela.
No novo álbum, Marear, o grupo faz uma releitura vibrante da cultura popular, com traços marcantes da música contemporânea. A própria faixa título traz uma forte influência da ciranda pernambucana, mas com um sofisticado e arrojado arranjo feito por Negão dos Santos, filho de Elpídio dos Santos, o mais famoso compositor da cidade, responsável por composições marcantes, incluindo as trilhas dos filmes de Mazzaropi. Com dez faixas, todas de compositores locais, incluindo as integrantes da banda, o álbum Marear terá as participações da musicista Renata Rosa, da cantora Renata Marques e da pianista Heloísa Fernandes.
Desde 2014 o grupo vem construindo um trabalho inspirado na diversidade das manifestações culturais do efervescente calendário festivo de São Luiz do Paraitinga, sem deixar de lado toda influencia musical das integrantes que passa, também, pelo jazz e a música clássica. Não à toa chama muito a atenção a inusitada harmonia revelada na intersecção do violoncelo com as alfaias da cultura popular. Em 2019, o grupo lançou seu primeiro álbum, Canárias e Pintassilgas, que também foi apresentado numa circulação de shows pelo Brasil. Recentemente, foram selecionadas para a Mostra Cariri, no Ceará e participaram da Circuito Sesc de Artes, se apresentando por nove cidades brasileiras.
Para o disco Marear, a produção musical ficou a cargo de André Magalhães, renomado produtor que já trabalhou em álbuns premiados com o Grammy Latino e prêmios da APCA, além de outros indicados ao Grammy. Buscando preservar a autenticidade e a inspiração do local, foi montado um estúdio móvel na zona rural de São Luiz do Paraitinga, permitindo que o grupo desenvolvesse uma sonoridade única e genuinamente conectada às suas raízes. A direção e arranjos vocais é de Elaine Marin. O grupo Sianinhas é formado por Adriana OSales, no pandeiro, Ana Teresa, na percuteria, Esther Fietz, no baixo, violoncelo e voz, Joana Coelho, na flauta transversal, Mara Rúbia, percussão e voz, Patrícia Guimarães, violão e voz, e Rafaela Maya, na viola caipira e voz. A produção é de Gisele Jordão, da 3D3 Comunicação e Cultura. O projeto conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, através do programa de Ação Cultural – ProAC
Redes Sociais Sianinhas: https://linktr.ee/sianinhas
Sianinhas – Show Marear em Ilhabela
Data: 24/10, sexta-feira, às 20h
Local: Praça das Bandeiras – Vila – Ilhabela – SP
Acesso livre