Exposição “Canoa Caiçara” celebra a cultura tradicional em Ilhabela e terá exibição de documentário na 12ª FLAI

canoa

A tradição caiçara ganha destaque em Ilhabela com a abertura da exposição “Canoa Caiçara”, inaugurada na última quarta-feira (22) na Sede da Fundaci, na Vila. A mostra é gratuita e segue aberta para visitação até 23 de novembro de 2025, em uma realização da UNESCO no Brasil, com apoio do Airbnb e da Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Fundação Florestal, com o Ministério Público Federal e com o Ministério Público do Estado de São Paulo.

A exposição, que integra as ações do projeto IlhaMuseu, apresenta fotografias de Luciano Candisani e réplicas construídas pelos mestres canoeiros Manoel Neri Barbosa (Baeco) e José Carlos Nascimento, que retratam a canoa como símbolo de resistência, identidade e conexão entre o ser humano e o mar. As obras exploram o processo artesanal de construção das embarcações, seu uso histórico na pesca e transporte, assim como o seu papel nas festas e manifestações culturais caiçaras.

Entre os destaques estão as reproduções da Maria Comprida II, icônica canoa de regata; além das Canoas de Voga, usadas no transporte de cargas; Canoas de Lida, do cotidiano; Batelões, para grandes redes de pesca; Canoas Bordadas, adaptadas a mares mais bravios; e Canoas de Regata, símbolo de velocidade e tradição. A mostra também valoriza o papel das mulheres, que assumem cada vez mais protagonismo nas atividades e competições náuticas.

Em paralelo à exposição, nesta sexta-feira (24), será exibido o documentário “Canoa caiçara: da tradição ao esporte”, produzido pela IlhaMuseu e dirigido por Edson Fogaça. O longa faz parte da programação do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA) – Ilhabela, que ocorre entre 22 e 25 de outubro, durante a Feira Literária e de Aventura de Ilhabela (FLAI), com filmes gratuitos para todos os públicos.

A obra registra o processo de reconstrução da lendária canoa Maria Comprida, que há 50 anos realizou uma travessia histórica de Ubatuba a Santos, conduzida por cinco canoeiros locais. O filme documenta as etapas da construção da réplica e a transição da canoa tradicional para o esporte contemporâneo, com destaque para o seu valor como patrimônio imaterial e a força simbólica da cultura caiçara.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam