Exposições de arte seguem abertas para visitação no Centro Cultural da Vila e na sede da Fundaci após prorrogação

Exposições de arte seguem abertas para visitação no Centro Cultural da Vila e na sede da Fundaci após prorrogação (2)

A Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) anuncia a prorrogação das exposições em cartaz no Centro Cultural Waldemar Belisário e em sua sede, ambos na Vila. As mostras permanecem abertas ao público, com entrada gratuita, para ampliar o acesso à arte, à memória e à cultura local.

 

Centro Cultural Waldemar Belisário

No Centro Cultural, as exposições “Caminhos da Arte”, de Marta Sadalla, e “Diversidade”, de Rosangela Capella, poderão ser visitadas até o dia 30 de novembro.

Em “Caminhos da Arte”, Marta Sadalla apresenta 20 obras em técnica mista e acrílico sobre tela, que traduzem sua profunda conexão com o ambiente natural.

Já Rosangela Capella, também paulistana e moradora de Ilhabela desde 2000, apresenta a exposição “Diversidade”, uma coleção de obras que valorizam a pluralidade como tema e linguagem artística.

 

Sede da Fundaci

Na sede da Fundaci, a exposição “Canoa Caiçara” permanece em cartaz até 4 de janeiro de 2026. A mostra integra as ações do projeto IlhaMuseu e apresenta fotografias de Luciano Candisani, assim como réplicas construídas pelos mestres canoeiros Manoel Neri Barbosa (Baeco) e José Carlos Nascimento, que retratam a canoa como símbolo de resistência, identidade e conexão entre o ser humano e o mar.

As obras exploram o processo artesanal de construção das embarcações, seu papel histórico na pesca e transporte, e sua presença nas festas e manifestações culturais caiçaras. Entre os destaques estão as reproduções da Maria Comprida II, icônica canoa de regata; além das Canoas de Voga, usadas no transporte de cargas; Canoas de Lida, do cotidiano; Batelões, voltados à pesca com grandes redes; Canoas Bordadas, adaptadas a mares bravios; e Canoas de Regata, símbolos de velocidade e tradição.

A mostra também evidencia o crescente protagonismo feminino nas práticas náuticas e culturais da região ao reconhecer o papel das mulheres na continuidade das tradições caiçaras.

A exposição é uma realização da UNESCO no Brasil, com apoio do Airbnb e da Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Fundação Florestal, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

 

Serviço
Exposições:

“Caminhos da Arte” e “Diversidade”
Data: até 30/11/2025
Local: Centro Cultural Waldemar Belisário – Praça Coronel Julião, nº 140, Vila

“Canoa Caiçara”
Data: até 04/01/2026
Local: Fundaci – Rua Dr. Carvalho, nº 80, centro histórico

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam