Vale do Paraíba lidera mortes violentas e Litoral Norte tem alta em casos de estupro em 2025

WhatsApp Image 2025-11-05 at 10.21.00

Pelo segundo ano consecutivo, o Vale do Paraíba voltou a ocupar o topo do ranking de mortes violentas no interior paulista.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), entre janeiro e setembro de 2025, a região registrou 210 assassinatos, somando homicídios e latrocínios.

Além disso, somente no último mês de setembro foram 27 casos. Apesar de uma queda de 10,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total chegou a 235 vítimas, o número ainda preocupa.

Por outro lado, a redução mostra uma leve melhora no cenário, mas não muda o fato de que o Vale continua sendo a única região do interior com mais de 200 mortes violentas neste ano.

Outras regiões do interior paulista seguem atrás do Vale

Na sequência, aparecem Sorocaba, com 159 registros, e Ribeirão Preto, com 157. Enquanto isso, outras regiões, como Campinas e Piracicaba, completam o ranking com 143 e 141 ocorrências, respectivamente.

Vale destacar que os dados refletem o número absoluto de vítimas, sem considerar a proporção populacional de cada cidade.

Por fim, as estatísticas são atualizadas mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública, enquanto a taxa proporcional, que leva em conta o número de habitantes, é divulgada apenas no balanço anual.

Aumento de casos de estupro acende alerta no Litoral Norte

Paralelamente ao balanço da violência no Vale do Paraíba, a Secretaria de Segurança Pública também divulgou dados sobre o Litoral Norte Paulista, e os números acendem um novo alerta.

De janeiro a setembro de 2025, foram registrados 101 casos de estupro, contra 98 no mesmo período de 2024. Ou seja, houve um crescimento em um dos crimes mais graves e sensíveis, justamente enquanto outros índices caíram.

Para se ter uma ideia, os homicídios passaram de 47 para 41, os latrocínios caíram de 2 para 1 e os roubos tiveram forte redução, de 515 para 375 registros.

Caraguatatuba concentra quase metade dos casos

Entre as quatro cidades da região, três apresentaram aumento de casos. Caraguatatuba lidera com 49 ocorrências neste ano, contra 47 em 2024. Em seguida, aparecem São Sebastião, com 30 casos (eram 26 no ano anterior), e Ilhabela, com 13 (eram 11). Ubatuba foi a única a registrar queda, com 9 casos em 2025, frente a 14 em 2024.

Desse modo, Caraguatatuba concentra quase metade de todos os registros do Litoral Norte.

Em situações de violência, qualquer pessoa pode e deve acionar os canais oficiais de denúncia, discando 180 ou 190 para emergência.

Com VL News

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam